A gigante química alemã Basf anunciou nesta quarta-feira (30) que seu lucro líquido caiu cerca de 82% no segundo trimestre, totalizando 79 milhões de euros (US$ 91,2 milhões). O resultado ficou muito abaixo da expectativa dos analistas, de 400,3 milhões de euros.
O segmento de produtos químicos básicos foi o principal responsável pela queda, com forte impacto da elevada oferta no mercado.
Segundo a empresa, nesses negócios, as margens continuaram sob pressão devido à alta disponibilidade de produtos no mercado. O resultado foi uma retração de 61% no Ebitda da área e queda de 12% nas vendas.
- ⚡ Investir sem estratégia custa caro! Garanta aqui seu plano personalizado grátis e leve seus investimentos ao próximo nível.
Vendas totais da Basf também recuam
A Basf também confirmou os números preliminares divulgados: as vendas totais no trimestre foram de 15,77 bilhões de euros, representando uma queda de 2,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e itens especiais) caiu 9,4%, para 1,77 bilhão de euros.
Agro tem destaque positivo nos resultados da Basf
A divisão agrícola da Basf foi o destaque positivo no balanço do 2º trimestre. A empresa afirmou que, “como já havia acontecido ao final de 2024, foi esse segmento o responsável por segurar o nível de vendas da companhia em um nível semelhante ao obtido no mesmo período do ano passado e trazer equilíbrio nas contas, prejudicadas pelo mau desempenho dos negócios de produtos químicos básicos”.
Essa divisão, que está prestes a se tornar uma unidade independente com um IPO próprio, viu o faturamento crescer 13,5% no trimestre, chegando a 2,19 bilhões de euros. Em volume, o crescimento foi ainda maior, de 21%.
Apesar disso, os preços médios dos produtos da área caíram 1,6% e os efeitos cambiais foram negativos em 6%, o que reduziu parte dos ganhos financeiros. Ainda assim, o Ebitda do segmento agrícola teve alta expressiva de 209%, atingindo 417 milhões de euros.
Ao apresentar os resultados, Markus Kamieth, Presidente do Conselho de Administração Executivo da Basf, destaca: “O segmento de Soluções para Agricultura registrou lucros significativamente maiores e alcançou um crescimento de volume notável de 21% em comparação com o trimestre do ano anterior”.
O crescimento foi impulsionado por “aumento considerável de vendas na América do Norte e na Europa”, segundo o relatório da companhia.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Guidance é revisado por incertezas e tarifaço
A Basf reduziu suas projeções para 2025 no início do mês. A justificativa foi a combinação de “incerteza geopolítica e as tensões tarifárias dos EUA”, que aumentaram a volatilidade cambial e trouxeram riscos adicionais para a demanda global por químicos.
A nova projeção indica que o Ebitda ajustado ficará entre 7,3 bilhões e 7,7 bilhões de euros em 2025, abaixo do guidance anterior, que apontava para resultados superiores a 8 bilhões de euros.
A empresa avalia que o tarifaço americano terá impacto negativo no crescimento do PIB global e, consequentemente, nos resultados do setor químico ao longo do ano.