As bolsas dos EUA fecharam esta terça-feira (5) em queda, pressionadas pela divulgação de balanços e pela leitura do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços, que veio abaixo das expectativas.
O mercado também segue atento aos efeitos das tarifas aplicadas pelo governo dos Estados Unidos e aos possíveis próximos passos do Federal Reserve (Fed).
Segundo Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank, há duas correntes de interpretação entre investidores. O grupo otimista aposta que lucros acima do esperado e a expectativa de cortes de juros pelo Fed podem levar os índices a novas máximas históricas.
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
Por outro lado, analistas mais cautelosos destacam que parte do crescimento nos lucros vem da desvalorização do dólar. Enquanto empresas de tecnologia tiveram avanço de 26% nos lucros, o restante do mercado cresceu apenas 4%.
Além disso, há dúvidas se cortes de juros são justificáveis em um cenário de inflação persistente e risco de alta, especialmente porque algumas companhias planejam repassar custos das tarifas aos clientes. A informação é do jornal Estadão/Broadcast.
Confira o desempenho dos índices de Nova York:
- Dow Jones cai 0,14% (44.111,74 pontos);
- S&P500 recua 0,49% (6.299,17 pontos);
- Nasdaq perde 0,65% (20.916,55 pontos).
Balanços movimentam mercado
Entre os balanços divulgados, as ações da Pfizer subiram 5,18% após a empresa elevar sua projeção anual. A Palantir Technologies avançou 7,85% pelo mesmo motivo. Já a Caterpillar teve alta de 0,12%, embora tenha alertado que tarifas adicionais podem reduzir seu lucro de 2025 entre US$ 1,3 bilhão e US$ 1,5 bilhão.
Após o fechamento do mercado dos EUA, duas companhias de tecnologia divulgaram resultados: AMD, que caiu 1,40% na sessão, e Super Micro Computer, com baixa de 1,67%.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
OpenAI divulga novos modelos
Em meio ao pregão, a OpenAI anunciou dois novos modelos de inteligência artificial, o gpt-oss-120b e o gpt-oss-20b, que prometem alto desempenho a menor custo. O modelo maior, gpt-oss-120b, chega próximo ao desempenho do modelo proprietário o4-mini, mas roda eficientemente em uma única placa de vídeo com 80 GB de memória.