Os apartamentos compactos, popularmente conhecidos como “studios”, conquistam cada vez mais espaço no mercado imobiliário. Dados da FipeZap de julho, apontam este tipo de imóvel como o mais rentável, com aumento de 8,54% no preço médio de venda em 12 meses, atingindo 11.311/m². Em termos de locação, essas unidades tiveram alta de 11,08%.
A mudança, segundo Fabio Inthurn, CEO da construtora Lotisa, diz respeito a um novo ciclo do setor. “A transformação é puxada por novos hábitos de consumo e por mudanças no perfil das famílias brasileiras, que hoje têm menos filhos e pessoas morando juntas, como mostram os dados do último Censo do IBGE”, afirma.
Além disso, a procura por unidades menores, bem localizadas e com serviços integrados vem sendo impulsionada por executivos, estudantes e nômades digitais.
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Para Inthurn, o caso do empreendimento Downtown, da Lotisa em parceria com a Housi, na cidade de Itajaí (SC), ilustra bem o “boom” dessa tendência. Lançado há pouco mais de dois anos, o projeto já registra valorização de 80%, com 75% das 350 unidades vendidas — 50 somente no primeiro semestre deste ano.
Ele comenta que a cidade portuária, industrial e universitária, próxima a grandes destinos turísticos e belas praias, criou um ambiente fértil para os studios, suprindo a demanda deste novo perfil de moradores.
Com Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em R$ 240 milhões e ticket médio de R$ 700 mil por unidade, o sucesso das vendas valida a aposta da companhia em um novo modelo de negócio. A entrega do Lotisa Downtown está prevista para outubro de 2027.
“Nosso compromisso é duplo: com quem busca praticidade e conciliar trabalho, estudos e lazer com um lar de qualidade, e com quem deseja investir de forma estratégica. Por isso, desenvolvemos empreendimentos que atendem a essas novas demandas do mercado”, complementa o CEO.