A chegada dos pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referentes ao mês de setembro de 2025 traz importantes alterações para os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios. Os depósitos serão realizados em duas etapas, em um sistema que já é tradicional no calendário de benefícios do INSS. Aqueles que recebem até um salário mínimo terão acesso antecipado aos seus pagamentos, enquanto os beneficiários com valores acima do mínimo precisarão aguardar até o início de outubro. Essa separação visa facilitar o fluxo de saque e acesso aos valores, proporcionando mais comodidade e segurança aos beneficiários.
O sistema de pagamentos do INSS é estruturado a partir de dois critérios principais: o valor do benefício recebido e o penúltimo número do Número de Benefício (NB). A partir daí, são montados dois calendários distintos, um para quem recebe até um salário mínimo e outro para quem tem direito a valores superiores. Esta organização facilita o gerenciamento dos pagamentos mensais, minimiza aglomerações em agências bancárias e garante maior controle para o INSS no repasse dos recursos aos mais de 39 milhões de brasileiros que recebem benefícios previdenciários e assistenciais.
Como os pagamentos do INSS são organizados?

Os segurados que recebem até o valor de um salário mínimo terão seus pagamentos iniciados em 24 de setembro de 2025, entrando em vigor um cronograma progressivo com base no penúltimo dígito do NB, de 1 até 0. Assim, em cada dia útil subsequente a partir da data inicial, um novo grupo recebe seu depósito, de acordo com o final do número de benefício.
Esse método contempla a grande maioria dos aposentados por idade, aposentados por tempo de contribuição e beneficiários de auxílios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Essa organização torna o processo previsível, evita longas filas e reduz o risco de incidentes durante os saques.
Quando começam os pagamentos para quem recebe acima do salário mínimo?
Os beneficiários que recebem acima de um salário mínimo terão seus depósitos iniciados a partir do dia 1º de outubro de 2025. Da mesma forma que ocorre com quem recebe até um salário mínimo, a liberação dos créditos é definida pelo penúltimo dígito do NB, porém a distribuição é feita em blocos de dois dígitos por data, agilizando o repasse a esse grupo específico.
O objetivo é manter a organização, mas também acelerar a circulação dos valores entre os segurados que recebem pagamentos mais elevados, gerando uma linha de tempo clara sobre quando cada pessoa terá acesso aos benefícios.
Calendário de depósitos do INSS — até um salário mínimo:
- Final 1: 25/09
- Final 2: 26/09
- Final 3: 29/09
- Final 4: 30/09
- Final 5: 01/10
- Final 6: 02/10
- Final 7: 03/10
- Final 8: 06/10
- Final 9: 07/10
- Final 0: 08/1
Calendário de depósitos — acima de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 01/10
- Finais 2 e 7: 02/10
- Finais 3 e 8: 03/10
- Finais 4 e 9: 06/10
- Finais 5 e 0: 07/10
Quais são as opções para recebimento e saque dos benefícios?
Os valores dos benefícios são creditados automaticamente em conta-corrente, poupança ou conta digital aberta no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. O segurado pode sacar o valor usando o cartão magnético nos caixas eletrônicos, casas lotéricas ou nos correspondentes bancários. Quem opta por conta digital pode transferir o benefício para outros bancos ou fazer pagamentos via Pix, facilitando bastante a movimentação financeira.
Além disso, para reforçar a segurança, todos os bancos parceiros do INSS aumentam o rigor na identificação dos clientes durante esse período. Para esclarecimento de dúvidas, o INSS mantém o canal de atendimento telefônico 135, funcionando de segunda a sábado, das 7h às 22h, além de informações disponíveis pelo site e aplicativo Meu INSS.
Leia mais: Milhões de aposentados comemoram pagamentos do INSS em setembro
Por que o sistema de pagamento é estruturado desta forma?
A principal razão para a segmentação dos pagamentos do INSS é proporcionar maior comodidade aos beneficiários e evitar congestionamentos nos pontos de saque, sejam eles, agências bancárias, terminais de autoatendimento ou lotéricas. Com o pagamentos distribuídos em vários dias, conforme o penúltimo dígito do NB, o governo reduz o risco de formação de filas, aglomerações e possíveis transtornos aos segurados, além de tornar o processo mais seguro e ágil.
Por fim, é importante ressaltar que os beneficiários do INSS devem estar atentos ao calendário oficial, conferindo sempre as datas específicas de liberação conforme o seu NB para evitar transtornos. Acompanhar as informações pelos canais oficiais do INSS é fundamental para garantir o recebimento dos valores e evitar a exposição a possíveis golpes ou fraudes financeiros.









