O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta terça-feira (16) em alta de 0,36%, aos 144.061,74 pontos, estabelecendo um novo recorde de fechamento — primeira vez na história acima de 144 mil pontos. O giro financeiro somou R$ 21,5 bilhões.
Investidores continuam atentos ao cenário de juros, às vésperas da “super quarta”. Amanhã (17), o Federal Reserve (Fed) deve indicar o início de cortes nas taxas de juros nos Estados Unidos. No Brasil, a expectativa é de que o Comitê de Política Monetária (Copom) mantenha a taxa Selic em 15% ao ano.
No campo político, investidores acompanharam a notícia de que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado em Brasília após passar mal. A leitura no mercado foi de que o episódio reforça o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como alternativa da direita para a eleição presidencial de 2026.
- Enquanto você lê esta notícia, outros investidores seguem uma estratégia validada — veja como automatizar suas operações também.
Outro ponto de atenção foi a declaração do senador Renan Calheiros (MDB-AL), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Ele afirmou que o texto alternativo de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil será pautado na próxima terça-feira (23).
O deputado Arthur Lira (PP-AL) também comentou a proposta, defendendo a necessidade de justiça tributária, mas alertando para a influência política no andamento das votações no Congresso.
Na semana, a Bolsa acumula avanço de 1,26% e, no mês, de 1,87%. No ano, a valorização é de 19,77%.
Destaques do Ibovespa
Nas commodities, Vale subiu 0,35% e Petrobras PN avançou 0,25%, enquanto a ação ordinária da estatal fechou em queda de 0,18%. No setor bancário, Banco do Brasil (ON) subiu 0,55% e Santander (Unit) avançou 0,24%. Já Itaú (-0,26%) e Bradesco (PN 0,23%) caíram.
Entre as maiores altas do dia ficaram Marfrig (+5,60%), BRF (+5,28%) e Lojas Renner (+4,19%). Por outro lado, Hapvida (-3,03%), Natura (-2,13%) e Telefônica Brasil (-1,30%) tiveram os piores desempenhos da sessão.
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.









