O medo de golpes na internet já fez sete em cada dez dos brasileiros desistirem de comprar online, segundo estudo conduzido pela Branddi, especializada em proteção de marcas no ambiente digital.
A pesquisa, que entrevistou mais de 500 consumidores em todo Brasil, mostra que 82% dos entrevistados já se depararam com alguma tentativa de fraude digital. Destes, 37% foi vítima de ações criminosas.
Nas redes sociais, o Facebook (28%) e o Instagram (26%) foram os ambientes que mais geraram desconfiança nos usuários. O TikTok aparece logo atrás, sendo citado por 24%.
- Você já pode replicar as operações de um dos maiores especialistas do agro no mercado financeiro — veja como começar em poucos cliques.
Golpes por meio de anúncios falsos
Quando questionados sobre tentativas de golpe percebidas, quase metade (45%) indica situações envolveram anúncios falsos nessas plataformas. Outros 28% relataram ter tido contato com perfis falsos.
Os índices envolvendo plataformas superam outras formas de fraude, como sites falsos (24%) e lojas falsas dentro de marketplaces (14%) — plataformas digitais.
Em termos de modalidades de fraude mais comuns, o estudo cita:
- Sites falsos (13%);
- Anúncios falsos (11%);
- Perfis clonados (6,3%).
O objetivo central dos golpistas é fazer com que o consumidor efetue a compra por meio do anúncio ou perfil fraudulento, resultando na não entrega do produto, explica Diego Daminelli, CEO da Branddi.
Para isso, os criminosos replicam campanhas de marcas conhecidas, ofertando produtos a preços significativamente abaixo dos praticados pelo mercado, estratégia que visa aumentar a probabilidade de cliques — e compras.
Segundo Daminelli, o crescimento desses golpes nas mídias sociais é explicado pela facilidade de criação e publicação dos anúncios fraudulentos.
Do lado corporativo, ele alerta: “Em um espaço tão grande de fluxo de informações, as empresas precisam ficar atentas sobre como sua imagem pode estar sendo manipulada. Pensando em reputação, isso é um desastre”.
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.