O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta quarta-feira (1) em queda de 0,49%, aos 145.517 pontos. O volume financeiro negociado foi de R$ 23,3 bilhões.
A queda refletiu a cautela dos investidores diante do início do shutdown nos EUA — paralisação parcial do governo. Segundo analistas, o risco de paralisação prolongada preocupa investidores.
Hoje, o Bureau of Economic Analysis (BEA), agência de estatísticas ligada ao Departamento de Comércio dos EUA, informou que suspendeu a divulgação de indicadores econômicos até que o Congresso aprove o orçamento. Entre os dados impactados estão o PIB, renda e consumo.
- Enquanto você lê esta notícia, outros investidores seguem uma estratégia validada — veja como automatizar suas operações também.
A ausência do relatório de empregos (payroll), previsto para sexta-feira (4), aumenta a incerteza nos mercados, já que o índice é um dos principais indicadores do mercado de trabalho norte-americano e costuma influenciar expectativas sobre juros do Federal Reserve (Fed).
Mesmo com a correção, o índice ainda acumula alta de 0,05% na semana e avanço de 20,98% no ano.
Destaques do Ibovespa
As ações da Petrobras recuaram, acompanhando a moderação nos preços do petróleo. Os papéis ON caíram 0,12% e os PN, 0,25%. O movimento refletiu a divulgação do Departamento de Energia dos Estados Unidos, que mostrou aumento acima do esperado nos estoques de petróleo.
Além disso, investidores monitoram a possibilidade de a Opep+ ampliar a produção em novembro e os efeitos da paralisação parcial do governo americano.
No setor bancário, os papéis também recuaram, com destaque para Bradesco ON (-1,97%), PN (-1,70%) e Itaú PN (-1,79%). O movimento foi de ajuste após altas recentes. Na contramão, Vale avançou 1,27%, mesmo sem a referência do minério, já que os mercados chineses permaneceram fechados por feriado.
Entre as maiores altas do dia ficaram Pão de Açúcar (+5,28%), Braskem (+4,57%) e CSN (+3,92%). Por outro lado, Vamos (-4,06%), CVC (-3,59%) e Ultrapar (-3,46%) tiveram os piores desempenhos da sessão.
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):