A Black Friday de 2025, que ocorre no dia 28 de novembro, deve ser marcada pela cautela dos consumidores, segundo pesquisa da fintech meutudo. O estudo mostra que 76% dos brasileiros não pretendem realizar compras na data.
Somente 14% afirmaram que vão aproveitar as promoções, enquanto 9% ainda avaliam se participarão, dependendo dos descontos oferecidos.
De acordo com Marcio Feitoza, CEO da fintech, o comportamento é reflexo direto do cenário econômico. “Os números reforçam que a prioridade é equilibrar as finanças e reduzir riscos para não comprometer ainda mais o orçamento”, afirmou.
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Paralelamente, a busca por crédito segue em alta. Dados do Banco Central mostram que o crédito ampliado às famílias alcançou R$ 4,5 trilhões em agosto de 2025. Ainda assim, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) prevê um crescimento anual de 9%, abaixo da expectativa inicial de 9,5%.
Segundo Feitoza, o encarecimento do crédito e a perda de poder de compra tornam o consumidor mais seletivo, mesmo em períodos de grandes promoções. Para ele, a tendência é que o consumo siga pressionado até o fim de 2025, mesmo com a entrada do 13º salário e as promoções de fim de ano.
Gastos concentrados e fuga do crédito
Entre os consumidores que planejam comprar, 51% devem gastar até R$ 500, enquanto 34% pretendem desembolsar mais de R$ 1 mil. Outros 16% projetam gastos intermediários, entre R$ 501 e R$ 1.000.
Os eletrodomésticos e eletrônicos aparecem como os itens mais desejados (57%), seguidos de produtos para casa e uso pessoal (24%) e serviços como viagens e cursos (18%).
A forma de pagamento também reflete um comportamento mais cauteloso. Mais da metade dos entrevistados (54%) pretende pagar à vista via Pix, 21% à vista no cartão e somente 25% devem recorrer ao parcelamento no crédito.
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Segundo o levantamento, o consumidor busca evitar novas dívidas em meio ao aumento da inadimplência, que atingiu 30,4% das famílias brasileiras — o maior nível em 15 anos, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Google aponta cenário oposto
Segundo dados do Google Brasil, seis a cada dez brasileiros comprarão na Black Friday de 2025. O ticket médio — valor médio das compras — deve ser de R$ 600, parecido com o ano anterior. A pesquisa também mostrou que 81% dos consumidores que compraram em 2024, pretendem comprar novamente.
Gleidys Salvanha, diretora-geral de Negócios para Varejo e Tech do Google Brasil, comentou que, apesar das incertezas no cenário econômico global, 67% dos consumidores se sentem otimistas em relação à sua própria situação financeira para os próximos seis meses. Além disso, 21% dos brasileiros pretende usar o 13° para viabilizar as compras.