A Casa Branca anunciou que o governo do presidente norte-americano, Joe Biden, aplicará novas sanções a instituições e indivíduos russos em conjunto com o G-7 (grupo composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá) e a União Europeia.
As novas penalidades miram a maior instituição financeira russa, Sberbank, o maior banco privado da Rússia, Alfa Bank, empresas estatais do país e indivíduos pertencentes ao governo russo e seus familiares. As medidas também proíbem qualquer investimento norte-americano dentro da Rússia.
“Hoje, os Estados Unidos, com o G-7 e a União Europeia, continuarão a impor custos econômicos severos e imediatos ao regime do presidente russo, Vladimir Putin, por suas atrocidades na Ucrânia, inclusive em Bucha. Documentaremos e compartilharemos informações sobre essas atrocidades e usaremos todos os mecanismos apropriados para responsabilizar os responsáveis”, afirmou a Casa Branca em comunicado, se referindo aos recentes vídeos feitos por jornalistas mostrando corpos jogados nas ruas de Bucha, com roupas de civis, alguns deles amarrados.
As sanções incluem bloqueio total às elites russas e seus familiares, incluindo os filhos adultos de Putin, esposa e filha do ministro das Relações Exteriores russo Sergey Lavrov e membros do Conselho de Segurança da Rússia.
Entre as medidas, estão o bloqueio total à maior instituição financeira da Rússia, o Sberbank, e o maior banco privado da Rússia, o Alfa Bank. “Essa ação congelará qualquer um dos ativos do Sberbank e do Alfa Bank que toquem o sistema financeiro dos Estados Unidos e proibirá os norte-americanos de fazer negócios com eles”, afirma o comunicado.
Segundo a Casa Branca, o Sberbank detém quase um terço dos ativos gerais do setor bancário russo e é “sistemicamente crítico” para a economia russa. O Alfa Bank é a maior instituição financeira privada da Rússia e a quarta maior instituição financeira do país em geral.
De acordo com o governo norte-americano, Biden assinará novo decreto que inclui a proibição de novos investimentos na Rússia por norte-americanos onde quer que estejam.
As principais empresas estatais russas também serão alvos das penalidades. Assim, qualquer pessoa dos Estados Unidos serão proibidas de negociar com essas entidades e congelará qualquer um de seus ativos sujeitos à jurisdição norte-americana.
Por fim, o Tesouro dos Estados Unidos proibiu a Rússia de fazer pagamentos de dívidas com fundos sujeitos à jurisdição norte-americana. “As sanções não impedem os pagamentos da dívida soberana russa neste momento, desde que a Rússia use fundos fora da jurisdição dos Estados Unidos”, explica o comunicado.
Julio Viana / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação



