As bolsas dos EUA fecharam em queda nesta quinta-feira (16), após denúncias de supostas fraudes envolvendo bancos regionais reacenderem preocupações sobre o crédito nos Estados Unidos.
O movimento de baixa começou após o Western Alliance divulgar que está processando um mutuário por fraude, e o Zions Bancorp registrar baixa contábil — uma redução no valor de ativos — para cobrir empréstimos ligados a devedores investigados.
As ações do Western Alliance caíram 10,81%, enquanto o Zions Bancorp perdeu 13,14%. O índice KBW, que acompanha o desempenho de bancos regionais nos EUA, recuou 6,31%.
- Veja como um analista fez R$ 25 mil de lucro operando café — clique aqui e descubra como você pode seguir essa estratégia.
Na última terça-feira (14), Jamie Dimon, CEO do J.P. Morgan Chase, disse que “onde você vê uma barata, provavelmente há mais”, se referindo as recentes falências da financiadora de veículos Tricolor Holdings e da fornecedora de autopeças First Brands Group. Ambas quebraram enquanto se endividavam rapidamente, atraídas por juros ainda relativamente baixos e promessas de altos retornos.
Confira o desempenho dos três principais índices de Nova York:
- Dow Jones cai 0,65% (45.952,24 pontos);
- S&P 500 tem queda de 0,63% (6.629,07 pontos);
- Nasdaq recua 0,47% (22.562,54 pontos).
O índice VIX, que mede a volatilidade e é conhecido como o “índice do medo” de Wall Street, subiu 22,63%, alcançando 25,31 pontos, o maior nível desde maio.
Movimentações no mercado de ações
A pressão das fraudes se espalhou para os grandes bancos, como JPMorgan (-2,34%), Citi (-3,53%), Goldman Sachs (-1,28%) e Morgan Stanley (-1,62%).
Segundo a Argent Capital Management, o mercado ficou “muito nervoso” com as notícias, o que provocou uma liquidação generalizada — quando investidores vendem ativos rapidamente para reduzir riscos.
No setor de tecnologia, alguns papéis operaram em alta e ajudaram a limitar as quedas. As ações da Salesforce subiram 3,98%, após a empresa revisar para cima suas projeções financeiras.
- Tem precatórios a receber? Saiba que possível sair da fila e transformar em dinheiro já. Clique aqui e simule a venda.
A Oracle avançou 3,09%, após anunciar um acordo de computação em nuvem com a Meta, controladora do Facebook e Instagram.
Por outro lado, a Kenvue caiu 13,22% depois de ser alvo de um processo judicial no Reino Unido, que a acusa de vender um talco supostamente contaminado com amianto. A United Airlines também recuou 5,63%, após divulgar seus resultados do terceiro trimestre.
Cenário político pesa sobre o mercado
Além das questões bancárias, o mercado reagiu à crescente tensão geopolítica entre os EUA e a China, e às relações entre Donald Trump e Vladimir Putin, que antecedem o encontro do presidente norte-americano com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Os investidores também aguardam uma possível reunião entre Trump e o presidente chinês Xi Jinping, prevista para o fim do mês, na Coreia do Sul.









