A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados, liderado pela Rússia, encerraram sua reunião mensal e concordaram em aumentar em apenas 432 mil barris por dia (bpd) sua produção de maio, valor já combinado antes entre o cartel.
- Já sabe como funciona uma assessoria de investimentos? Fale com um especialista da Wise Investimentos.
De acordo com comunicado publicado pelo grupo, “observou-se que a continuidade dos fundamentos do mercado de petróleo e o consenso sobre as perspectivas apontavam para um mercado bem equilibrado, e que a volatilidade atual não é causada pelos fundamentos, mas pelos desenvolvimentos geopolíticos em curso”.
Assim, a Opep reconfirmou o ajuste que vem ocorrendo desde o ano passado após os cortes realizados em 2020 devido à pandemia, seguindo “o mecanismo de ajuste de produção mensal aprovado na 19 Reunião Ministerial da OPEP e não-OPEP e a decisão de ajustar para cima a produção global mensal em 432 mil de bpd para o mês de maio de 2022”.
O cartel reiterou “a importância crítica de aderir à plena conformidade e ao mecanismo de compensação aproveitando a extensão do período de compensação até o final de junho de 2022”. Por fim, a Opep marcou a próxima reunião para 5 de maio.
Julio Viana / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels



