O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual comandante do país, Jair Messias Bolsonaro, têm, juntos, quatro vezes mais eleitores do que todos os outros candidatos, somados, até agora anunciados.
De acordo com a pesquisa eleitoral feita pelo PoderData, divulgada nesta quarta-feira (30), o petista está na liderança das intenções de voto, com 41% do eleitorado. Já Bolsonaro fica com uma fatia de 32%.
Os candidatos da chamada 3º via, somados, atingem 20% das intenções de votos. Os ex-ministros Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) aparecem com 7% e 6%, respectivamente. O governador de São Paulo (SP), João Doria (PSDB), tem 3%. Brancos, nulos e indecisos atingem 7%.
Em relação à pesquisa anterior, o candidato do PT subiu um ponto percentual – valor dentro da margem de erro de dois pontos. Jair Bolsonaro (PL) teve um aumento de dois pontos, também na margem de erro. Hoje, a diferença de Lula para Bolsonaro é de 9 pontos, um ponto a menos que no levantamento anterior.
Segundo a análise da Arko Consultoria, “a polarização está bastante sedimentada, já que Lula e Bolsonaro concentram 73% das intenções de voto, enquanto os pré-candidatos da terceira via, juntos, somam apenas 20%”.
Outro fator relevante apontado pelo estudo é “uma forte divisão regional e de renda nas intenções de voto em Lula e Bolsonaro. Lula vence Bolsonaro no Sudeste (41% a 31%), no Nordeste (49% a 26%) e no Sul (34% e 32%). . Bolsonaro, por sua vez, supera Lula no Centro-Oeste (46% a 28%). E no Norte, ambos têm 43%.
Em relação a faixa salarial, também ocorre uma divisão, segundo a consultoria. “Hoje, Lula possui grande vantagem sobre Bolsonaro entre quem possui renda mensal de até dois salários mínimos (51% a 24%). Já nas demais faixas de renda – de 2 a 5 salários e mais de 5 salários – Bolsonaro vence Lula (39% a 31% e 37% a 33%).”
Na simulação de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 50% a 38%. No entanto, nos últimos 15 dias, a vantagem de Lula caiu de 14 para 12 pontos.
Imagem: Agência Brasil/Elaboração própria









