Motocicletas que transcendem o tempo não são apenas veículos; elas representam a evolução da mobilidade e do estilo de vida de uma nação. No Brasil, o motociclismo é uma paixão que começou com a produção nacional, e modelos icônicos, desde a guerreira de baixa cilindrada até a lendária superbike, não apenas marcaram época, mas sim definiram gerações de motociclistas.
Qual moto popularizou o motociclismo no Brasil?

É inegável que a Honda CG 125 seja a moto que popularizou o motociclismo no país, portanto, sua história é intrinsecamente ligada à indústria nacional. Lançada em 1976, logo após o fechamento das importações, a CG 125 foi a primeira motocicleta da Honda fabricada no Polo Industrial de Manaus.
Com efeito, ela se tornou a “guerreira” do brasileiro, conhecida por sua mecânica simples, baixo custo de manutenção e confiabilidade inabalável. Além disso, o sucesso da CG foi tão estrondoso que, por muitos anos, ela foi o veículo mais vendido do Brasil, criando um legado que se estende por mais de quatro décadas e mais de 15 milhões de unidades vendidas em toda a linha CG.
Quais motos trouxeram o desempenho e a velocidade ao país?
O desejo por motos de maior cilindrada e desempenho esportivo também fez história, principalmente nas décadas de 80 e 90, um período marcado por modelos emblemáticos de dois e quatro tempos.
- Yamaha RD 350 “Viúva Negra”: Esta bicilíndrica de dois tempos, lançada em 1986, é um verdadeiro mito. Conhecida por sua entrega brutal de potência e o ronco inconfundível, a RD 350 era sinônimo de ousadia e adrenalina. Embora fosse temida e exigisse perícia na pilotagem, ela se tornou um ícone de status e velocidade.
- Honda CBX 750F “Sete Galo”: Chegando ao mercado na década de 80, a 7 Galo era a personificação da superbike no Brasil. Com motor de quatro cilindros em linha e 82 cv, ela era imponente e fez sucesso não só entre entusiastas, mas também como moto de patrulhamento da Polícia Rodoviária.
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Que modelos definiram as categorias Off-Road e Custom?
A diversificação do motociclismo nacional foi impulsionada por modelos que inauguraram ou dominaram nichos específicos:
| Categoria | Moto Histórica | Ano de Lançamento (Aprox.) | Impacto no Motociclismo Brasileiro |
| Uso Misto/Trail | Yamaha DT 180 | 1981 | A primeira moto de uso misto fabricada no país, popularizando as trilhas e a versatilidade fora do asfalto. Durou até 1997. |
| Alta Cilindrada/Aventura | Yamaha XT 600 Ténéré | 1988 | Conhecida como “Camelo Mecânico”, foi a pioneira das grandes motos aventureiras produzidas no Brasil e a primeira do segmento com partida elétrica. |
| Custom | Honda Shadow 600/750 | Anos 90/2000 | Definiu o estilo custom para muitos brasileiros, oferecendo conforto, motor V-Twin e o visual clássico para longas estradas. |
Qual foi o papel da Yamaha na indústria nacional?
Apesar de a Honda ter conquistado a liderança de mercado com a CG, a Yamaha tem um papel fundamental e pioneiro na história. Isso porque a Yamaha foi a primeira fabricante a produzir motos em solo brasileiro, em 1974, com a lendária cinquentinha RD 50.
Dessa forma, a rivalidade histórica entre Honda e Yamaha não apenas fomentou a inovação, mas também garantiu que o motociclista brasileiro tivesse acesso a uma gama cada vez maior de produtos de qualidade, desde a Yamaha YBR 125, a primeira 125cc quatro tempos da marca para competir com a CG, até a inovadora Fazer 250, que trouxe a injeção eletrônica para a categoria de 250cc.









