A Bolsa fechou em alta de mais de 1% e renovou a máxima de fechamento do ano – 120.014,17 pontos, atingindo um patamar de meados de agosto de 2021 em um dia de otimismo aqui e lá fora. Os avanços nas negociações entre Rússia e Ucrânia e a mudança no comando da Petrobras animaram o mercado. As ações da estatal tiveram bom desempenho e os papéis das varejistas foram desta no pregão de hoje.
O principal índice da B3 subiu 1,07%, aos 120.014,17 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em abril avançou 0,89%, aos 120.515 pontos. A máxima no interdiário foi de 120.900,02 pontos. O volume financeiro foi de R$ 32,4 bilhões. Em Nova York, as bolsas fecharam no positivo.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Marcelo Oliveira, CFA e fundador da Quantzed, disse que o mercado recebeu bem a mudança no comando da Petrobras “vista como uma escolha técnica e o mercado quer ver a manutenção da paridade do preço dos combustíveis à cotação internacional”.
Oliveira acrescentou que o progresso nas negociações entre Rússia e Ucrânia para um cessar-fogo animou o mercado e os ativos mais descontados como varejo e tecnologia performaram bem. “É um bom momento para tomar um pouco de risco nesses setores”.
As ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) e 3R Petrolium avançaram 1,23% e 2,21%, 2,25% Americanas SA (AMER3) e Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) aumentaram 8,41% 8,19% e 8,62%.
André Ribeiro, Especialista de Renda Variável Wise, afirmou que “a melhora no ambiente do leste europeu que acabou dando pano de fundo para os avanços nos mercados de risco”.
Entretanto, o especialista ressalta que ainda há muitas incertezas no mercado de renda variável em relação ao conflito.
Lucas Mastromonico operador de renda variável da B.Side Investimentos, comentou que o mercado gostou bastante da troca de comando na Petrobras porque “ele [Adriano Pires, que assumirá o cargo no lugar do general Joaquim Silva e Luna] é um bom gestor, tem experiência e sempre defendeu manter os preços da Petro alinhado com a política de [paridade] de importação, não tem risco de interferência”. Mas destacou que apesar disso, “não tira o risco de Petrobras porque como o Bolsonaro fez a troca agora, pode mudar novamente o presidente e mexer na política de preços”.
Outro ponto favorável que motiva a alta no índice é o avanço nas negociações entre Rússia e Ucrânia. “O mercado está de olho nisso [nos acordos]”.
Mastromonico também disse que o capital estrangeiro segue forte na B3 e ajudou a puxar a Bolsa para o patamar dos 120 mil pontos. “Como a Rússia é um mercado emergente e a China um parceiro forte de Moscou, apesar de não apoiá-los [na guerra], muitos investidores acabam vindo para Brasil, Chile e México”. Na última sexta-feira (25), o ingresso de fluxo estrangeiro foi de R$ 1,514 bilhão. Muitos investidores estão saindo de commodities e aportando em varejistas.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA