O Ibovespa futuro avança em um dia em que os investidores repercutem a primeira rodada de negociação de paz entre Rússia e Ucrânia em uma tentativa de um cessar-fogo. Amanhã, as conversas continuam entre representantes dos dois países.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Somado a isso, o mercado vai digerir a mudança na presidência da Petrobras, anunciado no final da tarde de ontem, em que o general Joaquim Silva e Luna será substituído pelo diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires. A demissão de Silva e Luna se dá diante da insatisfação do presidente, Jair Bolsonaro, com o aumento dos preços dos combustíveis. Na véspera as ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) tiveram forte queda.
Por aqui, o mercado também fica à espera do Cadastro Geral de Empregados e Desempregos (Caged) referente a fevereiro, divulgado pelo Ministério do Trabalho, e dos dados de confiança do consumidor de março e relatório Jolts, nos Estados Unidos.
Às 9h48 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em abril subia 1,36%, aos 121.055 pontos. Os futuros norte-americanos e as bolsas europeias operavam no positivo. Na Ásia, os índices fecharam, em sua maioria, em alta.
Nicolas Farto, especialista em renda variável da renova Invest, disse que a expectativa para a abertura do Ibovespa é de alta com as sinalizações positivas dos ADRs [American Depositary Receipts, sigla em inglês] da Vale e Petrobras em Nova York e “com o crescimento de otimismo na negociação entre Rússia e Ucrânia, o que pode tirar a tensão do mercado e deixar aqui um pouco
mais leve”.
Farto afirmou que o mercado vai repercutir a saída do general Joaquim Silva e Luna para a entrada de Adriano Pires no comando da Petrobras. “A princípio não deve trazer grandes mudanças porque o Adriano é um defensor da política de preços da estatal, mas como é uma troca vamos tentar entender como o mercado vai digerir essa informação”.
O especialista em renda variável da Renova Invest também comentou que os investidores devem ficar atentos ao Caged, “que que deve fazer bastante preço por aqui e do relatório Jolts, de oferta de emprego, nos Estados Unidos, que também deve fazer algum preço pela expectativa que gera para o payroll de sexta-feira”.
Os analistas da Commcor Corretora, em relatório, afirmaram que os investidores se atentam à recentes movimentações na diretoria da Petrobras. “Apesar de o economista Adriano Pires não ser a favor do controle de preços, defende o fundo de combustíveis, que segundo ele, não deverá solucionar por completo o problema dos preços, mas reduzirá a volatilidade e diminuirá um pouco o nível dos mesmos”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels






