A produção de petróleo nos cinco principais países produtores da América Latina atingiu 6,5 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) em fevereiro, queda de 1% em base mensal e 5% acima de um ano antes, mas 5% abaixo dos níveis pré-pandemia de 6,8 milhões boe/d em fevereiro de 2020, impactado negativamente pelo Brasil, aponta relatório do BTG Pactual.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
A produção de petróleo do Brasil diminuiu 4% em base mensal, para 2,9 milhões boe/d (+4% a/a), com a produção do pós-sal caindo 8% ante janeiro deste ano.
Os analistas do banco esperam que a recuperação da produção na América Latina deve acelerar este ano, já que mais capital deve ser implantado em meio ao ambiente de alta dos preços do petróleo.
A análise destaca ainda que a queda de produção consolidada de petróleo e gás do Brasil, de 4% m/m para 3.754kboe/d em fevereiro foi devido à menor produção em campos onshore e offshore. A produção do pós-sal caiu 8% m/m, principalmente pela menor produção nos principais ativos da Petrobras, como o cluster Marlins (-25% m/m) e Parque das Baleias (-12% m/m).
“Após janeiro recorde, a produção do pré-sal caiu 2% m/m para 2,842 milhões boe/d e agora representa 75,7% da produção nacional total, alta de 88bps m/m e 253bps acima de novembro passado. A produção do pré-sal foi principalmente impactado pela menor produção em Roncador, Sapinhoá e área ToR (-5%), parcialmente compensada pela produção mais forte em Tupi, Mero e Iara (+4% m/m). Por fim, a produção onshore caiu 1% m/m para 190kboe/d”, detalha o relatório assinado por Daniel Guardiola, Pedro Soares e Juan Jose Muñoz.
RECOMENDAÇÕES DE AÇÕES
No relatório, os analistas do BTG mantiveram a recomendação neutra para a ação da Petrobras devido à falta de visibilidade de médio prazo em sua alocação de capital, e reiteraram a preferência por empresas petrolíferas “juniores”, como a Petro Rio e 3R Petroleum, citando a segunda como sua principal escolha do setor de petróleo para 2022.
Na visão dos analistas, os dados operacionais de fevereiro da Petro Rio, que mostraram alta mensal de 2% da produção foram impulsionado por números mais altos no cluster Polvo e Tubarão Martelo, que mais que compensou a queda de 1% no Frade.
Por fim, eles citam que os números de produção da 3R foram mais uma vez positivos, pois a produção consolidada cresceu 3% em base mensal, impulsionada por impressões mais altas em Rio Ventura (+10% m/m) e Macau (+4% m/m), parcialmente compensado por valores mais baixos no cluster Pescada & Arabaiana (-4% m/m).
Cynara Escobar / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Unsplash




