O Banco Central Europeu (BCE) vai ampliar ou estabelecer acordos de liquidez do euro com uma série de países fora da zona do euro, principalmente no leste europeu, informou a instituição nesta segunda-feira (28).
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
O BCE anunciou a criação de uma linha de swap cambial de 10 bilhões de euros com o Narodowy Bank Polski (o banco central da Polônia), como medida de “precaução” para assegurar liquidez e mitigar potenciais efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia.
O banco decidiu também alargar as suas linhas de recompra bilaterais temporárias aos bancos centrais da Hungria, Albânia, República da Macedónia do Norte e República de São Marinho. De acordo com o comunicado, todas as iniciativas devem durar até 15 de janeiro de 2023.
“As linhas de liquidez em euros atendem a possíveis necessidades de liquidez em países não pertencentes à área do euro, dada a incerteza da invasão russa da Ucrânia e o risco de repercussões regionais, tendo plenamente em conta as sanções da UE”, diz o BCE.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels









