O índice de atividade industrial (PMI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, medido pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM), caiu para 48,7 pontos em outubro, ante 49,1 em setembro, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (3).
O resultado ficou abaixo da expectativa do mercado, que projetava uma leve alta para 49,6 pontos, segundo levantamento da FactSet.
S&P Global mostra cenário oposto, com expansão da indústria
Em contraste com os dados do ISM, o índice de gerentes de compras (PMI) industrial dos EUA apurado pela S&P Global subiu de 52 pontos em setembro para 52,5 em outubro.
- O novo imposto sobre dividendos pode mudar o bolso de quem investe e empreende. Nesta quarta (5), às 19h, especialistas explicam tudo na live do Monitor do Mercado. Ative o lembrete e participe!
 
O resultado definitivo veio acima da estimativa preliminar, de 52,2 pontos, e reflete o crescimento mais rápido da demanda por bens em 20 meses, segundo a S&P Global.
Apesar do avanço, o relatório observa pressões de custos de produção e tarifas sobre exportações, fatores que ainda limitam a força da recuperação.
Como funciona o PMI
O PMI (Purchasing Managers’ Index) é um indicador que mede o desempenho da atividade industrial com base em entrevistas com executivos do setor. Quando o índice fica abaixo de 50 pontos, sinaliza contração da atividade; acima desse nível, expansão.









