Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam o pregão mistos, com o S&P positivo pela 2 semana consecutiva, o que praticamente apaga as perdas do índice desde o início do conflito na Ucrânia há pouco mais de um mês. A sessão foi volátil durante o dia, à medida que os investidores monitoram a guerra Rússia-Ucrânia e temem um aumento de juros mais acelerado por parte do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Os juros projetados do Tesouro norte-americano para 10 anos subiram para uma alta recorde nos últimos anos, chegando a 2,50%, com o mercado precificando um ciclo de aumento de taxas mais agressivo. Taxas de juros mais altas fazem com que os traders fujam dos papéis de risco maior, como as ações de tecnologia, por exemplo.
“Alarmados com esse endurecimento, os mercados estão agora precificando um aumento de 1,8 pp nos juros este ano, implicando que o Fed vai aumentá los em 0,5 pp numa ou mais reuniões este ano”, afirmam analistas da Capital Economics.
Diante desse cenário, as ações do setor financeiro subiram no pregão. Bank of America e Wells Fargo avançaram 1,47% e 2,41%, respectivamente.
No lado negativo, as ações de tecnologia perderam valor, pesando sobre a Nasdaq. Fortinet recuou 0,89% e a Micron perde mais 0,14%.
O presidente do Fed, Jerome Powell, prometeu na última segunda-feira ser duro com a inflação. As observações vieram depois que o Fed elevou as taxas de juros pela primeira vez desde 2018 na semana passada, com aumentos em cada uma das seis reuniões políticas restantes deste ano.
Powell observou que os aumentos das taxas podem ir dos movimentos tradicionais de 0,25 ponto percentual (pp) para aumentos mais agressivos de 0,5 pp, se necessário.
Enquanto isso, os investidores dão sinais promissores de que a economia pode continuar forte, mesmo com as taxas de juros subindo em meio às expectativas de um Fed mais agressivo.
Os pedidos de seguro-desemprego na semana passada atingiram a menor pontuação desde 1969, informou o Departamento do Trabalho ontem – o mais recente sinal de um mercado de trabalho resiliente. Economistas esperam que o relatório de payroll de março mostre força semelhante na próxima semana.
Os investidores também estão de olho na Europa à medida que a guerra Ucrânia-Rússia continua. A União Europeia fechou hoje um acordo de gás com os Estados Unidos em um esforço para reduzir sua dependência da energia russa.
A notícia ocorre depois que o presidente Joe Biden disse ontem numa cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Bruxelas que os Estados Unidos responderiam se a Rússia usasse armas químicas na Ucrânia.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,04%, 34.692,48 pontos
Nasdaq 100: -0,77%, 14.082,2pontos
S&P 500: +0,01%, 4.520,05 pontos
Veja o acumulado dos índices na semana:
Dow Jones: +0,32%
Nasdaq Composto: +1,98%
S&P 500: +1,79%
Darlan Azevedo / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels









