O preço dos carros 0km em 2025 continua assustando, mas o carro mais barato de comprar nem sempre é o melhor negócio. O verdadeiro custo-benefício está na soma do preço, consumo diário e o custo de manutenção.
O que define o custo-benefício em 2025?
Avaliar o custo-benefício em 2025 exige olhar além do preço na etiqueta. O conceito-chave é o “Custo Total de Propriedade” (TCO), que inclui seguro e IPVA. Além disso, os custos de revisões programadas pesam muito no orçamento anual.
O consumo de combustível, medido pelo Inmetro no PBEV, é crucial para a economia diária. Além disso, a depreciação na revenda também impacta diretamente o seu bolso no longo prazo. Portanto, um carro que perde menos valor pode ser um negócio mais inteligente.

Hatches turbo ainda valem a pena?
Na categoria dos hatches, a briga é intensa e dominada pelos 1.0 turbo. O Chevrolet Onix continua sendo uma referência forte em equilíbrio e bom valor de revenda. Ele também oferece um pacote de segurança robusto desde as versões de entrada.
O Hyundai HB20 compete diretamente, oferecendo a conhecida garantia longa da Hyundai e motores eficientes. O Volkswagen Polo corre por fora, apostando na robustez do conjunto mecânico. A escolha entre eles, muitas vezes, depende do seu perfil de uso.
Elétricos e híbridos são um bom negócio?
Marcas como a BYD e a GWM redefiniram o que se espera de um carro 0km. O BYD Dolphin, agora com produção nacional, e o GWM Ora 03 oferecem tecnologia de ponta. Eles entregam muito mais equipamentos pelo mesmo preço dos concorrentes a combustão.
O ponto de atenção, contudo, ainda é o custo de seguro, que costuma ser mais alto para elétricos. A rede de concessionárias é menor, embora esteja em rápida expansão no Brasil. Portanto, é uma aposta na tecnologia contra a segurança da rede tradicional.
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Qual SUV de entrada tem melhor custo-benefício?
No segmento de SUVs, o custo-benefício é mais difícil, pois os preços são naturalmente mais altos. O Fiat Pulse e o Renault Kardian são as portas de entrada com motores turbo. Eles oferecem o visual de SUV com manutenção de carro compacto.
O Chevrolet Tracker (da Chevrolet) oferece um pacote equilibrado, enquanto o Hyundai Creta Action foca na robustez. A tabela abaixo compara os principais atributos desses SUVs de entrada.
Na tabela abaixo, comparamos os principais atributos desses SUVs de entrada:
| Modelo | Motorização (Base) | Destaque Positivo | Ponto de Atenção |
| Fiat Pulse | 1.3 Aspirado ou 1.0 Turbo | Preço de aquisição | Espaço interno (base de hatch) |
| Renault Kardian | 1.0 Turbo (novo) | Pacote de segurança (ADAS) | Novidade (revenda incerta) |
| Chevrolet Tracker | 1.0 Turbo (sempre) | Equilíbrio geral | Acabamento simples |
| Hyundai Creta | 1.6 Aspirado (Action) | Robustez e manutenção | Projeto antigo (Action) |
Manutenção e revenda pesam na escolha?
O custo de revisões e peças é fundamental no custo-benefício de longo prazo. Marcas tradicionais, como Volkswagen, Fiat e Chevrolet, geralmente levam vantagem. Elas possuem uma vasta rede de oficinas e peças de reposição mais baratas.
Antes de fechar negócio, o consumidor deve verificar o preço de itens de desgaste comum. Uma análise prévia de componentes básicos ajuda a evitar surpresas na oficina. Alguns itens essenciais para cotar são:
- Filtros de óleo, ar e combustível
- Jogo de pastilhas de freio dianteiras
- Amortecedores
- Preço do farol (em caso de pequena colisão)

Como escolher o carro ideal para seu bolso?
Não existe um único vencedor, pois o melhor carro depende do perfil de uso. Para quem roda muito na cidade, o Onix ou o HB20 1.0 aspirado podem ser imbatíveis. Já para quem pega estrada, as versões turbo oferecem mais segurança e conforto.
Os híbridos e elétricos chineses são tentadores pelo pacote tecnológico e baixo custo de “abastecimento”. O consumidor em 2025 precisa fazer mais contas do que nunca. Analise o seguro, o consumo e o preço das peças antes de assinar o contrato.









