No coração do semiárido potiguar, Mossoró é uma cidade que celebra com orgulho sua história de resistência e sua vibrante cultura. Conhecida pela bravura de ter expulsado o bando de Lampião, a cidade hoje promove um dos maiores eventos juninos do Nordeste, o Mossoró Cidade Junina.
Quais são as atrações que você não pode perder?
A principal atração cultural é o espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, encenado ao ar livre durante o Cidade Junina, que narra a história da resistência contra o cangaço. O Memorial da Resistência e a Estação das Artes Elizeu Ventania, antiga estação de trem e hoje palco dos grandes shows, são paradas obrigatórias.

Para além do São João, a cidade oferece o Museu Histórico Lauro da Escóssia, que preserva a memória do sertão. A região também é a maior produtora de sal do Brasil, e as salinas formam uma paisagem única e exótica nos arredores do município.
Confira os principais pontos turísticos a seguir:
- Mossoró Cidade Junina: Um dos maiores São João do Brasil.
- Estação das Artes Elizeu Ventania: Principal palco de eventos da cidade.
- Memorial da Resistência: Conta a história da expulsão do bando de Lampião.
- Museu do Petróleo: Localizado na sede da Petrobras na cidade.
Como é o clima e qual a melhor época para visitar?
Mossoró possui um clima semiárido muito quente, com sol forte e temperaturas elevadas durante todo o ano. O período chuvoso é irregular e se concentra entre os meses de fevereiro e maio, enquanto a estação seca é longa e marcada pela baixa umidade do ar.
Sem dúvida, a melhor época para visitar a cidade é em junho, durante o Mossoró Cidade Junina, quando as ruas ganham vida com festivais de quadrilhas, shows e o famoso espetáculo “Chuva de Bala”. Nesse período, a cidade está em festa e o clima é contagiante. Veja um resumo da cidade a seguir.
- População Estimada: 267.336 pessoas (2022)
- DDD: 84
- Clima Predominante: Semiárido Quente
- Localização: Oeste do Rio Grande do Norte
Leia também: Viajantes descobrem a cidade que é a principal porta de entrada e saída do Brasil para o mundo – Monitor do Mercado
O custo para visitar e morar na cidade é acessível?
Sim, o custo de vida em Mossoró é considerado baixo, sendo um dos grandes atrativos da cidade. Sua economia é robusta, baseada na produção de petróleo, sal e na fruticultura irrigada, o que garante uma boa infraestrutura com preços de moradia e serviços bem acessíveis, veja as vantagens e desvantagens no vídeo abaixo do canal Castro Desafio:
Para o turista, os gastos durante o Cidade Junina são razoáveis, especialmente com alimentação e transporte. A estrutura e os serviços oferecidos podem ser consultados no portal da Prefeitura de Mossoró.
Quais os melhores bairros para se hospedar ou viver?
Para quem visita a cidade durante os festejos juninos, o ideal é se hospedar no Centro ou no bairro de Santo Antônio, pela proximidade com a Estação das Artes e o Corredor Cultural.
Para morar, Nova Betânia é o bairro mais nobre e desejado, concentrando os melhores restaurantes, clínicas e condomínios verticais da cidade. Bairros como Abolição e Alto de São Manoel também oferecem ótima infraestrutura. O potencial turístico da região é destacado pela Secretaria de Turismo do RN.
Confira os melhores bairros para se hospedar ou morar:
- Nova Betânia: Bairro nobre, ideal para morar e com bons hotéis.
- Centro: Conveniência e proximidade com o Corredor Cultural.
- Santo Antônio: Tradicional e vizinho à Estação das Artes.
- Abolição: Grande complexo de bairros com vasta oferta de serviços.









