Localizada no Vale do Sinos, Novo Hamburgo é um dos berços da colonização alemã no Rio Grande do Sul. A cidade, que já foi a “Capital Nacional do Calçado”, hoje redescobre sua rica herança cultural, unindo tradição e modernidade.
Quais são as atrações que você não pode perder?
O passeio imperdível é pelo bairro histórico de Hamburgo Velho, onde a arquitetura enxaimel preservada remete aos tempos da imigração. Ali se encontram a Fundação Ernesto Frederico Scheffel, um museu de arte impressionante, e a charmosa Praça da Matriz.

Para entender a principal vocação econômica da cidade, o Museu Nacional do Calçado é uma parada obrigatória. A cidade também é um paraíso para as compras, com diversas lojas de fábrica e outlets que oferecem sapatos e artigos de couro a preços competitivos.
Confira os principais pontos turísticos a seguir:
- Hamburgo Velho: O charmoso centro histórico da cidade.
- Museu Nacional do Calçado: A história da indústria coureiro-calçadista.
- Fundação Scheffel: Um dos mais importantes acervos de arte do estado.
- Catedral Basílica São Luís Gonzaga: Ícone arquitetônico no centro da cidade.
Como é o clima e qual a melhor época para visitar?
Novo Hamburgo possui um clima subtropical, com as quatro estações bem definidas. Os verões são quentes, enquanto os invernos são rigorosos, com temperaturas que podem se aproximar de 0°C.
A melhor época para visitar é durante a primavera e o outono, quando as temperaturas estão mais amenas e agradáveis para caminhar pela cidade. Para quem viaja a negócios, vale a pena conferir o calendário de feiras da Fenac, o principal centro de eventos da região. Veja um resumo da cidade a seguir.
- População Estimada: 227.732 pessoas (2022)
- DDD: 51
- Clima Predominante: Subtropical Úmido
- Localização: Vale do Sinos, Rio Grande do Sul
O custo de vida na cidade é um atrativo?
Sim, Novo Hamburgo possui um custo de vida atraente e mais acessível que o da capital, Porto Alegre. Sendo um forte polo industrial e de serviços, a cidade oferece uma excelente infraestrutura, boa qualidade de vida e um mercado imobiliário com preços competitivos, veja abaixo o vídeo do canal Diogo Elzinga:
Essa combinação tem atraído muitas famílias e empresas para a região do Vale do Sinos. Informações detalhadas sobre a estrutura urbana e os serviços podem ser consultadas no portal da Prefeitura de Novo Hamburgo.
Quais os melhores bairros para se hospedar ou viver?
Para quem visita a cidade, o Centro e o bairro Pátria Nova oferecem a melhor infraestrutura de hotéis e acesso ao comércio e à estação de trem. Para uma experiência mais charmosa, vale a pena buscar hospedagem em Hamburgo Velho.
Para morar, bairros como Jardim Mauá e Hamburgo Velho são os mais valorizados, conhecidos pela tranquilidade e arborização. O potencial da região é um dos destaques do estado, como promove a Secretaria de Turismo do RS.
Confira os melhores bairros para se hospedar ou morar:
- Hamburgo Velho: Charme, história e gastronomia.
- Centro: Conveniência e principal polo comercial.
- Pátria Nova: Boa infraestrutura e próximo ao Centro.
- Jardim Mauá: Bairro nobre, tranquilo e residencial.









