No terceiro trimestre deste ano, oito em cada dez (83,3%) empresas do Ibovespa registraram aumento na receita líquida na comparação anual, mostrando como as companhias tiveram números consistentes no período.
Em estudo inédito divulgado nesta terça-feira (25), a MZ Group, que fornece tecnologia e inteligência para áreas de Relações com Investidores (RI), analisou 347 companhias.
Entre as empresas positivas, 79,5% delas ampliaram as receitas anuais entre 1% e 49%. Somente 2,6% registraram aumentos mais expressivos (entre 50% e 100%).
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O desempenho de alta na receita das companhias listadas no principal índice da Bolsa brasileira foi notavelmente superior ao registrado na amostra geral analisada pela MZ, na qual 73,4% reportaram crescimento.
Pico do Ibovespa durante temporada de balanços
Em meio ao turbilhão de divulgações de balanços trimestrais, o Ibovespa renovou recorde por 15 pregões consecutivos, igualando o recorde obtido anteriormente em 1994, durante o lançamento do Plano Real.
Nos números fechados até o fim do terceiro trimestre (30 de setembro), o índice acumulou alta de 21,6%, enquanto o indicador SMLL que acompanha as empresas de menor capitalização de mercado (small caps), avançou 27,3%.

Ao expandir a comparação, a alta do Ibovespa é ainda maior. Até a última sexta-feira (21), o índice avançou 28,7%, segundo dados da MZ. O avanço em novembro ultrapassou a faixa dos 30%, mas foi contido na última semana, com uma queda semanal de 1,88%.
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Empresas contam com eficiência operacional em alta
O crescimento de receita veio acompanhado de um avanço na eficiência operacional. Entre as companhias do IBOV que divulgaram a métrica, 57,9% reportaram aumento na Margem EBITDA (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) na comparação anual.
Em termos de patamar de Margem EBITDA no terceiro trimestre, a maior concentração (36,8%) foi registrada na faixa entre 26% e 50%.
O período também foi lucrativo, principalmente para as companhias de maior porte. Entre julho e setembro, 89,7% das empresas presentes no Ibovespa apuraram lucro.
A maioria dessas empresas (61,5%) ampliou seus resultados líquidos na base anual, mas 34% das companhias tiveram uma queda no lucro na comparação anual, com variação negativa entre 0% e -50%.
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Curiosidades da temporada de balanços
O processo de comunicação dos resultados no trimestre demonstrou uma forte padronização do mercado. Para a maioria das companhias analisadas (86,4%), a divulgação dos resultados ocorreu após o fechamento do mercado.
O fluxo de eventos se concentrou majoritariamente na segunda semana de novembro. O dia 13 de novembro marcou o pico de divulgações de resultados, com 60 anúncios simultâneos.
O pico das conferências de resultados ocorreu no dia seguinte, 14 de novembro, com 39 eventos. Para a MZ Group, a alta concentração de 58,7% das divulgações e 47,2% das conferências na segunda semana de novembro reforça a necessidade de planejamento estratégico da área de Relações com Investidores (RI).
O modelo virtual também segue consolidado. 100% das conferências de resultados foram realizadas integralmente via plataformas de videoconferência, sendo que o horário das 11h foi o mais escolhido.









