Seul é uma megacidade vibrante onde a alta tecnologia e o K-Pop convivem harmoniosamente com palácios centenários e tradições profundas. A capital da Coreia do Sul oferece, assim, uma imersão cultural intensa, equilibrando o futurista e o histórico.
O que fazer em Seul?
A história da cidade é melhor explorada em seus “Cinco Grandes Palácios”, como o imponente Gyeongbokgung. Este foi o principal palácio real da dinastia Joseon e, dessa forma, oferece uma visão fascinante do passado. Muitos visitantes alugam o “hanbok” (traje tradicional) para entrar gratuitamente e tirar fotos.
Em contraste, a modernidade de Seul é evidente em distritos como Gangnam, famoso pelo seu luxo e arranha-céus. A N Seoul Tower, no topo da montanha Namsan, oferece vistas panorâmicas de 360 graus da vasta metrópole. Portanto, subir ao pôr do sol é uma experiência particularmente popular entre casais.

Como é a gastronomia coreana?
A culinária local, ou “hansik”, é um pilar da experiência sul-coreana, principalmente por seus sabores complexos e picantes. A comida de rua é abundante, especialmente em mercados como Gwangjang ou no bairro de Myeongdong. Este é, aliás, o melhor lugar para provar tteokbokki (bolos de arroz picantes) e odeng (espetos de peixe).
O churrasco coreano (K-BBQ) é uma refeição social obrigatória, onde os clientes grelham sua própria carne na mesa. O Kimchi, um acompanhamento de vegetais fermentados, está presente em quase todas as refeições. A seguir, veja uma lista de outros pratos essenciais:
- Bibimbap: Arroz misturado com vegetais, carne e pasta de pimenta.
- Bulgogi: Carne marinada grelhada com um sabor adocicado.
- Japchae: Macarrão de batata-doce salteado com vegetais.
Leia também: Essa ilha encantada está se tornando o novo xodó dos brasileiros que buscam tranquilidade
Onde encontrar a cultura pop?
Seul é o epicentro da “Hallyu” (Onda Coreana), atraindo assim fãs de K-Pop e K-dramas de todo o mundo. O distrito de Gangnam abriga muitas das principais agências de entretenimento. Além disso, a K-Star Road apresenta esculturas de ursos que homenageiam grupos famosos.
Para os entusiastas de compras, Myeongdong é o paraíso dos cosméticos coreanos, com inúmeras lojas oferecendo promoções. Por outro lado, o bairro de Hongdae é o centro da cultura jovem e artística, conhecido por suas apresentações de rua. A tabela abaixo compara brevemente duas das áreas mais populares para compras:
| Bairro | Foco Principal | Atmosfera |
| Myeongdong | Cosméticos (K-Beauty) | Agitada, turística |
| Hongdae | Moda independente, arte | Jovem, universitária |

Dicas para explorar Seul
Para uma imersão na Coreia tradicional, o vilarejo de Bukchon Hanok é imperdível. Suas casas tradicionais (hanoks) estão perfeitamente preservadas e hoje abrigam casas de chá e centros culturais. Inclusive, é um local tranquilo que oferece uma bela vista dos telhados antigos contrastando com a cidade moderna.
A locomoção na cidade é incrivelmente eficiente graças ao abrangente sistema de metrô, que é limpo e pontual. Sendo assim, os visitantes devem adquirir um cartão T-money, que é recarregável e funciona em metrôs e ônibus. Isso torna a navegação pela gigantesca metrópole surpreendentemente simples e acessível.









