Com o preço da gasolina oscilando tanto, a eficiência no consumo virou prioridade absoluta para o motorista brasileiro. Felizmente, os carros 1.0 mais econômicos de 2025 provam que é possível rodar muito gastando pouco.
Quem domina o ranking de consumo?
A disputa pelo topo da eficiência energética continua acirrada em 2025. O Renault Kwid segue como um dos principais nomes, destacando-se pela leveza da carroceria e pelo motor 1.0 SCe. Seu principal concorrente direto é o Fiat Mobi, que também utiliza um projeto focado na máxima economia urbana.
Além da dupla de subcompactos, outros modelos apresentam números impressionantes, como Chevrolet Onix, Volkswagen Polo MPI e Hyundai HB20. O Onix 1.0 aspirado, por exemplo, oferece um excelente equilíbrio entre espaço e baixo consumo. Da mesma forma, o Polo 1.0 MPI (aspirado) surpreende pela eficiência em trajetos rodoviários.

O câmbio manual ainda vale a pena?
Sim, quando o assunto é economia de combustível, o câmbio manual ainda leva vantagem nos motores 1.0 aspirados. A troca de marchas manual, quando bem operada, permite que o motorista mantenha o motor na faixa ideal de rotação. Isso resulta, quase sempre, em médias de consumo ligeiramente melhores que as das versões automáticas.
Contudo, a tecnologia dos câmbios automáticos (incluindo os CVTs) evoluiu muito nos últimos anos. Modelos equipados com transmissão automática moderna conseguem otimizar o consumo de forma inteligente. A diferença de consumo para os manuais, embora ainda exista, diminuiu consideravelmente em 2025.
O motor 1.0 turbo é econômico?
O motor 1.0 turbo se popularizou por entregar mais potência, mas sua economia depende do estilo de condução. Se o motorista pisa fundo para sentir o torque, o consumo de combustível dispara imediatamente. No entanto, em velocidade de cruzeiro na estrada, o turbo pode ser até mais econômico que o aspirado.
Para quem roda predominantemente na cidade em trânsito pesado, o 1.0 aspirado geralmente leva vantagem. O motor aspirado tende a ter uma resposta mais linear em baixas rotações, sem o “salto” de consumo do turbo. Por isso, os aspirados dominam a lista dos mais econômicos no uso urbano.
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Comparativo dos 1.0 mais econômicos
Abaixo, veja os dados da tabela para comparativo dos modelos, com base no consumo urbano (gasolina) do Inmetro.
| Modelo | Consumo Urbano (km/l Gasolina) |
| Renault Kwid | 15,3 |
| Fiat Mobi | 15,0 |
| Chevrolet Onix 1.0 | 14,5 |
| Volkswagen Polo MPI | 14,0 |
Estes números do PBE Veicular mostram que a diferença entre os líderes é muito pequena. O Hyundai HB20 1.0 aspirado também se posiciona muito bem, frequentando esse grupo de elite. A escolha final, portanto, muitas vezes depende de fatores como design e custo de revisão.

Como escolher o melhor 1.0
A escolha do carro 1.0 ideal não deve se basear apenas no consumo de combustível. É fundamental analisar o custo total de propriedade, que vai além da bomba de gasolina. Para isso, o motorista deve verificar outros pontos essenciais que impactam o bolso.
O test drive é a etapa mais importante, mas antes de fechar negócio, é crucial verificar os seguintes custos:
- O valor médio do seguro para o seu perfil.
- O preço das revisões programadas até os 60.000 km.
- O custo de peças de desgaste comum, como freios e filtros.
O impacto do PBE Veicular
A principal referência para definir o consumo é o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE Veicular). Coordenado pelo Inmetro, ele testa os veículos em laboratório para simular o uso urbano e rodoviário. Esses dados, portanto, são a ferramenta mais justa de comparação.
É importante notar que o consumo real do motorista pode variar para mais ou para menos. Fatores como o trânsito local, a calibragem dos pneus e o estilo de condução afetam diretamente a média final. Contudo, a etiqueta serve como a melhor base de partida para uma decisão econômica.









