No extremo norte do Brasil, Boa Vista é a capital de Roraima e uma surpresa para os visitantes. Com um traçado urbano único em formato de leque, a cidade foi planejada e se destaca pela organização e pela forte conexão com a cultura indígena.
Quais são as atrações que não posso perder?
O coração da cidade é o Centro Cívico, de onde partem as principais avenidas, inspirado no planejamento de Paris. A Orla Taumanan, às margens do Rio Branco, é o principal ponto de encontro no fim de tarde, com bares, restaurantes e uma vista espetacular.

Para um mergulho na cultura local, o Parque Anauá abriga o maior anfiteatro a céu aberto da Amazônia, enquanto a Casa do Artesão expõe a riqueza da arte indígena da região. A cidade é um convite a caminhadas para apreciar seu urbanismo diferenciado.
Confira os principais pontos turísticos a seguir:
- Orla Taumanan: O melhor lugar para curtir o fim de tarde.
- Centro Cívico Joaquim Nabuco: O ponto central do plano urbanístico.
- Parque Anauá: Grande complexo de lazer e cultura.
- Portal do Milênio: Monumento que celebra a virada do século.
Como é o clima e qual a melhor época para visitar?
Boa Vista possui um clima tropical, com duas estações bem definidas: a chuvosa (inverno), de abril a setembro, e a seca (verão), de outubro a março. O calor é intenso durante todo o ano, mas a umidade varia bastante entre as estações.
A melhor época para visitar é durante a estação seca, quando as chuvas são raras e os rios formam belas praias de areia branca, ideais para banho. É também o período ideal para explorar as belezas naturais do estado, como o Monte Roraima. Veja um resumo da cidade a seguir.
- População Estimada: 436.591 pessoas (2021)
- DDD: 95
- Clima Predominante: Tropical Quente e Úmido
- Fundação: 9 de julho de 1890
Leia também: Brasileiros elegem a capital mais verde do país como um dos melhores lugares para se viver – Monitor do Mercado
O custo de vida na capital de Roraima é alto?
O custo de vida em Boa Vista é considerado moderado e mais acessível que o de muitas capitais brasileiras. Por ser uma cidade mais isolada geograficamente, alguns produtos industrializados podem ter preços mais elevados, mas os custos com moradia e serviços são competitivos, veja abaixo o vídeo do canal
O Mundo aos Nossos Pés:
A cidade oferece uma excelente qualidade de vida, com trânsito tranquilo e boa infraestrutura, sendo um polo de serviços para todo o estado. Informações detalhadas podem ser encontradas no portal da Prefeitura de Boa Vista.
Quais os melhores bairros para se hospedar ou viver?
Para turistas, o Centro e o bairro São Francisco são as melhores opções, pela proximidade com a orla e os principais pontos turísticos. A rede hoteleira da cidade é bem estruturada para atender tanto turistas quanto viajantes a negócios.
Para morar, bairros como Caçari e Paraviana são os mais nobres e desejados, conhecidos por suas casas espaçosas e ruas arborizadas.
Confira os melhores bairros para se hospedar ou morar:
- Centro: Ideal pela conveniência e acesso a serviços.
- São Francisco: Próximo à Orla Taumanan.
- Caçari: Bairro nobre e residencial.
- Pricumã: Boa infraestrutura e localização.


