Fundada em 1852 no agreste baiano, Alagoinhas é um dos maiores polos de desenvolvimento do interior da Bahia. A cidade se destaca como um centro logístico e industrial, sediando uma das maiores fábricas de cerveja de todo o Brasil.
Quais são as atrações que não posso perder?
O principal motor da cidade é sua força industrial, sendo a casa de uma gigantesca fábrica do Grupo Petrópolis. Embora o turismo industrial ainda seja incipiente, a cidade celebra sua cultura em eventos como o São João, que atrai milhares de visitantes para a cidade.

No centro da cidade, a Catedral de Santo Antônio e a antiga Estação Ferroviária de São Francisco são marcos históricos que contam a história do desenvolvimento da região. A vida local pulsa em torno da Praça Rui Barbosa, o coração comercial de Alagoinhas.
Confira os principais pontos turísticos a seguir:
- Catedral de Santo Antônio: Principal marco religioso da cidade.
- Estação de São Francisco: Prédio histórico que remete à era dos trens.
- Parque de Exposições Miguel Fontes: Palco de grandes eventos.
- Ruínas da Igreja de Alagoinhas Velha: Marco da fundação da cidade.
Como é o clima e qual a melhor época para visitar?
Alagoinhas possui um clima tropical, com um período mais seco no verão e chuvas concentradas no inverno. As temperaturas são elevadas durante a maior parte do ano, caracterizando o clima quente da região.
A melhor época para visitar a cidade é em junho, durante os festejos de São João, quando Alagoinhas se transforma em um dos principais destinos juninos da Bahia. Para viagens a negócios, qualquer período do ano é adequado.
Veja um resumo da cidade a seguir:
- População Estimada: 154.004 pessoas (2022)
- DDD: 75
- Clima Predominante: Tropical Úmido
- Fundação: 2 de julho de 1852
O custo de vida na cidade é um atrativo?
Sim, Alagoinhas possui um custo de vida muito acessível, sendo um de seus principais atrativos para empresas e trabalhadores. Os custos com moradia e serviços são significativamente mais baixos do que os da capital, Salvador, veja abaixo o vídeo do canal Cidades & Cia:
Essa vantagem, combinada com sua localização estratégica e forte vocação industrial, consolida a cidade como um importante polo de oportunidades no estado. Mais informações podem ser encontradas no portal da Prefeitura de Alagoinhas.
Quais os melhores bairros para se hospedar ou viver?
Para quem visita a cidade, especialmente a negócios, o Centro é a melhor opção, pela concentração de hotéis e acesso facilitado ao comércio e aos serviços.
Para morar, bairros como Alagoinhas Velha e a região central oferecem a melhor infraestrutura residencial e comercial.
Confira os melhores bairros para se hospedar ou morar:
- Centro: O coração comercial e de serviços.
- Alagoinhas Velha: Bairro tradicional e com boa infraestrutura.
- Barreiro: Área residencial em crescimento.
- Santa Terezinha: Um dos bairros mais populosos e com forte comércio.









