O setor de tecnologia conta com a maior queda de preços entre os setores do varejo brasileiro e vem se tornando um dos principais favoritos dos consumidores para a Black Friday de 2025, segundo analistas da Rico Investimentos.
A queda é impulsionada pela normalização da cadeia global de oferta, após os impactos da pandemia; competição mais intensa nos marketplaces, ampliando a busca por volume; e dólar mais baixo em 2025, reduzindo custos de importação.
Para mapear o comportamento dos preços, a companhia analisou uma cesta de produtos típicos procurados na data. Em 12 meses — até setembro de 2025 —, a cesta subiu 5,17%. A variação, porém, esconde diferenças importantes entre os setores.
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Eletrodomésticos e equipamentos tiveram a maior queda, com 3,09% no período, enquanto TVs, som e produtos de informática recuaram 2,58%. Já os artigos de cama, mesa e banho apresentaram baixa de 0,97%, ficando em terceiro lugar.
Por outro lado, joias e bijuterias registraram forte pressão, com alta de 20,06%, ocupando o topo das variações. Os artigos de maquiagem avançaram 6,44%, roupas subiram 4,63% e calçados tiveram alta de 3,03%.
Para Maria Giulia Figueiredo, analista da Rico, a “inflação mais controlada tende a reaquecer o consumo, mas é importante lembrar que nem toda promoção é uma boa oportunidade”. Ela também afirma que a Black Friday de 2025 deve ser marcada por consumidores mais seletivos, atentos a descontos reais.
E-commerce deve bater recorde na Black Friday
A Black Friday de 2024 movimentou R$ 9,3 bilhões no comércio online, de acordo com Confi.Neotrust e ClearSale. Em 2025, o crescimento do interesse do consumidor e o cenário de inflação mais controlada levaram a ABComm a projetar um faturamento de R$ 13,34 bilhões para o período.
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