No interior de São Paulo, Botucatu é conhecida como a “Cidade dos Bons Ares” e um destino ideal para estudantes que buscam uma universidade pública de excelência. A cidade abriga um dos mais importantes campus da UNESP e é cercada por uma paisagem natural deslumbrante, a Cuesta de Botucatu.
Quais são as atrações que não posso perder?
A grande atração da cidade é a sua natureza. A Cuesta de Botucatu oferece paisagens impressionantes, com formações rochosas como o Gigante Adormecido e a Pedra do Índio, de onde se tem uma vista panorâmica da região. A região é um polo de ecoturismo e esportes de aventura.

Para um passeio mais tranquilo, o Jardim Botânico de Botucatu e o Parque Municipal Joaquim Amaral de Carvalho são ótimas opções. A vida cultural da cidade é muito influenciada pela universidade, com eventos e uma atmosfera jovem.
Confira os principais pontos turísticos a seguir:
- Cuesta de Botucatu: Formações rochosas e mirantes naturais.
- Pedra do Índio: O melhor ponto para apreciar a vista da Cuesta.
- Gigante Adormecido: Formação rochosa que lembra uma pessoa deitada.
- Cachoeira da Marta: Uma das mais belas da região.
Como é o clima e qual a melhor época para visitar?
Botucatu possui um clima tropical de altitude, com verões amenos e invernos secos e com noites frias. As temperaturas são agradáveis durante a maior parte do ano, o que torna a cidade um destino ideal para atividades ao ar livre.
A melhor época para visitar é durante a estação seca, entre abril e setembro, quando os dias são ensolarados e perfeitos para explorar as trilhas e mirantes da Cuesta. O inverno é ideal para quem gosta de um clima mais frio. Veja um resumo da cidade a seguir.
- População Estimada: 145.163 pessoas (2022)
- DDD: 14
- Clima Predominante: Tropical de Altitude
- Fundação: 14 de abril de 1855
O custo de vida na cidade é um atrativo para estudantes?
Sim, Botucatu oferece um custo de vida muito acessível, sendo um dos principais atrativos para os milhares de estudantes que vivem na cidade. Os custos com moradia, especialmente em repúblicas e apartamentos próximos à UNESP, são bem mais baixos que os da capital, veja abaixo o vídeo do canal MAIS 50:
Essa combinação de universidade de ponta, custo de vida baixo e alta qualidade de vida consolida Botucatu como um dos melhores lugares para a vida acadêmica. Mais informações estão no portal da Prefeitura de Botucatu.
Quais os melhores bairros para se hospedar ou viver?
Para quem visita a cidade, o Centro oferece a melhor infraestrutura de hotéis e serviços. Para estudantes, morar na Vila dos Lavradores ou nos bairros próximos ao campus da UNESP, em Rubião Júnior, é o mais conveniente.
Para quem busca tranquilidade, os bairros mais afastados do centro são ideais. O potencial da região é um dos destaques do portal de turismo do Governo de São Paulo.
Confira os melhores bairros para se hospedar ou morar:
- Centro: O coração comercial da cidade.
- Vila dos Lavradores: Tradicional e com forte comércio.
- Rubião Júnior: Onde fica o principal campus da UNESP.
- Jardim Paraíso: Bairro residencial valorizado.


