O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta quinta-feira (27) em queda de 0,12%, aos 158.359,76 pontos, diante da cautela do mercado em meio ao feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.
Hoje, o mercado norte-americano ficou fechado e funcionará até às 13h (horário de Brasília) amanhã (28), o que costuma diminuir o fluxo de investidores.
A leve queda veio no fim da tarde, após comentários do presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo. Em evento da Itaú Asset, ele afirmou que a política monetária está surtindo efeito, porém “de maneira lenta”.
- Fale agora com a Clara, nossa atendente virtual, e tire suas dúvidas sobre investimentos e imóveis: Iniciar conversa.
O tom foi interpretado como hawkish — postura mais rígida em relação aos juros. Essa percepção influenciou a curva de juros futuros (DI), que passou por ajustes, pressionando a Bolsa, especialmente setores sensíveis a crédito.
Apesar da leve queda, o Ibovespa acumula ganho de 2,32% na semana e alta de 5,90% no mês. No ano, a valorização chega a 31,66%.
Destaques do Ibovespa
A Petrobras ajudou a limitar perdas da Bolsa, com alta de 0,80% (ON) e 0,53% (PN), impulsionada pela expectativa pelo plano de negócios 2026-2030, previsto para ser divulgado ainda nesta quinta. A Vale, por outro lado, recuou 0,38%.
O setor financeiro operou no negativo, pesando sobre o índice. Bradesco fechou em queda nas ações ON (-0,30%) e PN (-0,20%). Santander teve leve alta nas units (+0,09%).
Entre as maiores altas do dia ficaram CVC (+6,86%), Pão de Açúcar (+3,24%) e IRB (+2,94%). Já Hapvida (-5,30%), Azzas (-2,33%) e MBRF (-2,19%) lideraram as quedas.
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.





