No coração do estado de São Paulo, Bauru se consolidou como um dos maiores polos educacionais do interior. A cidade é ideal para estudantes que buscam uma das maiores concentrações de universidades do país, incluindo campi da USP e UNESP.
O que fazer na cidade além da vida acadêmica?
Apesar da forte vocação universitária, Bauru oferece ótimas opções de lazer. O Jardim Botânico Municipal e o Parque Vitória Régia são os principais refúgios verdes da cidade, perfeitos para caminhadas, piqueniques e relaxar nos fins de semana.

A cidade também é nacionalmente famosa por ter criado o sanduíche Bauru, e provar a receita original em uma das lanchonetes tradicionais é uma experiência obrigatória. Para a cultura, o Centro Cultural de Bauru oferece uma programação variada de eventos e exposições.
Confira os principais pontos turísticos a seguir:
- Jardim Botânico Municipal: Principal área de conservação e lazer da cidade.
- Parque Vitória Régia: Cartão-postal com seu anfiteatro ao ar livre.
- Aeroclube de Bauru: Onde fica a famosa réplica do 14 Bis.
- Calçadão da Batista: O coração do comércio popular.
Como é o clima e qual a melhor época para um calouro chegar?
Bauru possui um clima tropical de altitude, com verões quentes e úmidos e invernos amenos e secos. O calor pode ser intenso nos meses de verão, enquanto o inverno tem noites mais frias, mas sem extremos.
A melhor época para um calouro chegar é no início do ano letivo, entre fevereiro e março, quando a cidade está vibrante e cheia de eventos de recepção. O clima nessa época é quente, ideal para aproveitar as festas e a integração. Veja um resumo da cidade a seguir.
- População Estimada: 379.133 pessoas (2022)
- DDD: 14
- Clima Predominante: Tropical de Altitude
- Localização: Centro-Oeste do estado de São Paulo
Leia também: Cidade é ideal para aposentados que buscam um refúgio com clima ameno e segurança na serra – Monitor do Mercado
O custo de vida é amigável para os estudantes?
Sim, o custo de vida em Bauru é um de seus maiores atrativos para estudantes. Os preços de aluguel, especialmente nos bairros universitários, alimentação e transporte são consideravelmente mais baixos do que nas grandes capitais, veja abaixo o vídeo do canal CurioCidades:
Dados do IBGE mostram uma cidade com forte setor de serviços e comércio, o que equilibra a economia e mantém os preços razoáveis para sua grande população flutuante de estudantes. Mais informações podem ser vistas no site da Prefeitura de Bauru.
Quais os melhores bairros para morar perto das faculdades?
Para estudantes da UNESP, a Vila Universitária é a escolha perfeita, permitindo ir a pé para as aulas. Já para quem estuda na USP, o Jardim Colonial e bairros próximos são os mais indicados.
Para famílias e profissionais, a Vila Aviação e o Jardim Estoril são as áreas mais nobres, com condomínios e uma vasta gama de serviços. O potencial da região é um destaque do Governo de São Paulo.
Confira os melhores bairros para morar:
- Vila Universitária: Ideal para estudantes da UNESP.
- Jardim Universitário: Próximo ao campus da USP.
- Vila Aviação: Bairro nobre com a melhor infraestrutura da cidade.
- Centro: Praticidade e aluguéis mais acessíveis.


