O e-commerce brasileiro movimentou R$ 4,76 bilhões na Black Friday desta sexta-feira (28), resultado 11,2% maior que nas vendas de 2024, quando somaram R$ 4,26 bilhões, segundo análise da plataforma Confi Neotrust*.
Nessa temporada, houve um aumento de 28% no volume de compras online, que totalizaram 8,69 milhões de pedidos, ante os 6,74 milhões registrados no ano anterior.
O crescimento do faturamento ocorreu mesmo com recuo no gasto médio por compra, que caiu 12,8%, de R$ 634,4 para R$ 553,6.
A análise considera que quando esse indicador diminui, o consumidor investe menos por produto, mas pode estar comprando mais unidades ou itens de menor valor.
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Segundo Léo Bicalho, head de negócios da Confi Neotrust, houve maior planejamento dos consumidores neste ano.
“A antecipação das compras ao longo do mês permitiu que o consumidor dividisse seu orçamento de forma inteligente: garantindo itens de recorrência e moda ao longo da semana, e reservando o capital principal para a ‘compra de desejo’, TVs e linha branca, na sexta-feira oficial.”
Bicalho ressalta ainda que o tíquete médio, que estava em R$ 325 na segunda-feira (24), subiu para R$ 553,60 na Black Friday, quando os consumidores aguardaram melhores descontos em itens de maior valor.
Produtos mais vendidos na Black Friday
Segundo o monitoramento da Confi Neotrust, as categorias que mais movimentaram receita no e-commerce durante a Black Friday foram:
- TVs: R$ 443,2 milhões
- Smartphones: R$ 388,7 milhões
- Geladeiras: R$ 273,2 milhões
Esses itens também estiveram entre os mais buscados pelos consumidores ao longo do dia.
Entre os produtos com maior faturamento individual, tiveram destaque: ar-condicionado Split Samsung de 12 mil BTUs, iPhone 16 de 128 GB preto e Smart TV Samsung Crystal Gaming Hub de 70 polegadas.
Black Friday tem o melhor resultado desde 2021
O faturamento nesta temporada de promoções foi o mais alto desde 2021, quando plataformas de e-commerce alcançaram R$ 5,13 bilhões.
Naquele ano, o desempenho foi impulsionado pelas restrições de circulação durante a pandemia de Covid-19, que ampliaram as compras digitais.
Segundo dados divulgados pela Confi Neotrust, em 2021, o faturamento foi de 5,13 bilhões, enquanto em 2022 foi de 4,21bi, em 2023 de 3,95 bi e de 4,26 bilhões no ano passado.
Black November continua em expansão
No acumulado de 1º a 27 de novembro, o setor registrou R$ 39,2 bilhões em faturamento, que corresponde a um avanço de 36,2% em relação ao ano anterior.
Nesse período também houve aumento de quase 50% no volume de pedidos, que chegaram a 124,9 milhões, mas com um tíquete médio 8,5% menor em relação ao valor que os consumidores estavam dispostos a pagar por produto em 2024.
Esse movimento, segundo a pesquisa, reforça o conceito de Black November, no qual promoções se estendem por todo o mês para evitar concentração apenas na sexta-feira.
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*Os resultados são da plataforma Hora a Hora, da Confi Neotrust, que monitora vendas reais de mais de 7.000 lojas parceiras e o comportamento digital de mais de 80 milhões de consumidores. A companhia atualiza indicadores em tempo real, com dados por região, categoria, preço e mais de 2.000 subdivisões do comércio eletrônico.









