O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta segunda-feira (1) em queda de 0,29%, aos 158.611,02 pontos. Mesmo assim, o índice começa dezembro próximo do melhor desempenho anual desde 2016 — atualmente, sobe 32% em 2025.
Analistas avaliam que a queda está atribuída a cautela dos investidores em meio a uma semana cheia de dados econômicos. No Brasil, a divulgação do PIB é o principal evento, enquanto nos Estados Unidos será apresentado o principal dado de inflação (PCE) do país.
- Veja como um analista fez R$ 25 mil de lucro operando café — clique aqui e descubra como você pode seguir essa estratégia.
Rubens Cittadin Neto, especialista em renda variável da Manchester Investimentos, afirmou que o mercado também precificou falas mais cautelosas de Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central (BC), em relação a um corte de juros.
Destaques do Ibovespa
O setor bancário foi um dos responsáveis pela queda do índice, com perdas que variaram entre 0,61% (BTG Pactual) e 1,53% (Bradesco PN). Já as empresas ligadas a commodities como Vale (+0,77%) e Petrobras (ON +0,63% e PN +0,19%) ajudaram a conter parte da desvalorização.
Entre as maiores altas da sessão ficaram Eneva (+3,42%), WEG (+2,10%) e BB Seguridade (+1,47%). Já MBRF (-5,02%), C&A (-4,28%) e CVC (-3,72%) lideraram as quedas.
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Dólar sobe com demanda por remessas ao exterior
O dólar fechou esta segunda-feira (1) em alta de 0,46%, a R$ 5,36. Segundo operadores, o movimento refletiu maior procura pela moeda americana para envio de lucros e dividendos ao exterior.









