A Eletrobras divulgou hoje nota de pesar pelo falecimento de seu ex-presidente Luiz Pinguelli Rosa, aos 80 anos de idade. Físico e mestre em engenharia nuclear, Pinguelli foi professor e diretor da Coppe/UFRJ e era considerado um dos maiores especialistas em energia no país.
A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias e lamentou “profundamente a partida de Pinguelli, defensor nato da universidade brasileira e da difusão da ciência e da tecnologia.”
Entre janeiro de 2003 a maio de 2004, Pinguelli comandou a Eletrobras durante o período em que a empresa assumiu a gestão técnica e financeira do Programa Luz para Todos, que considera a energia elétrica fundamental para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico.
O programa, do governo federal, continua sendo operacionalizado pela Eletrobras e já garantiu acesso à eletricidade para 16 milhões de brasileiros. O foco é atingir as populações sem acesso à energia elétrica que é um serviço público essencial.
Em nota, a Eletrobras “registra sua homenagem a Luiz Pinguelli Rosa, agradecendo pelas suas contribuições à companhia e ao setor elétrico brasileiro” e destaca que sua gestão foi marcada pela promulgação das leis que redefiniram o modelo institucional do setor elétrico, em março de 2004, reafirmando as funções da empresa como holding das concessionárias federais.
Imagem: Wikimedia Commons









