Aliada da Rússia, Belarus é responsável por 20% do fertilizante usado no Brasil. O país sofre com as sanções impostas aos países envolvidos no conflito na Ucrânia e o efeito, para o Brasil, é direto. Os preços do insumo aumentaram 155% nos últimos anos.
- Sua estratégia de investimentos foi feita para este momento do mercado? Fale com um especialista da Wise Investimentos para ter uma segunda opinião.
O escoamento do produto agrícola foi interrompido pela Lituânia que fechou suas fronteiras com Belarus. Segundo Sergey Lukashevich, embaixador da Belarus no Brasil, seu país foi obrigado a suspender as vendas de fertilizantes. Segundo o emissário, “esta não é uma maneira elegante de privar o Brasil de fertilizantes para soja, milho e café. Aumenta a fome neste país e diminui a vantagem competitiva dos produtos agrícolas do Brasil nos mercados mundiais.”
Na quinta-feira passada (24), a ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, afirmou estar preocupada com a importação de fertilizantes. O receio é que com a evolução do conflito, a oferta de fertilizantes diminua e os preços aumentem – inclusive como estratégia para diminuir os efeitos das sanções.
Segundo o trader Bruno Mazzoni, uma boa opção para sufrar essa onda no mercado brasileiro são os papéis da Vittia (VITT3) como ele explica em seu canal do Youtube.
Imagem: Piqsesls









