O dólar fechou esta segunda-feira (5) em queda de 0,37% frente ao real, a R$ 5,40 — menor fechamento desde 11 de dezembro. O movimento do câmbio refletiu principalmente o enfraquecimento global do dólar e a melhora do apetite ao risco no exterior.
Durante a tarde, as bolsas dos Estados Unidos avançaram, favorecendo moedas de países emergentes, como o real. Em períodos de maior disposição ao risco, investidores tendem a reduzir posições defensivas em dólar e buscar ativos com maior retorno potencial.
A queda ganhou força após a divulgação do índice de atividade industrial (PMI), que recuou de 48,2 em novembro para 47,9 em dezembro, segundo levantamento da S&P Global. O resultado veio abaixo da expectativa dos analistas consultados pela FactSet, que projetavam alta para 48,7
- Tem precatórios a receber? Saiba que possível sair da fila e transformar em dinheiro já. Clique aqui e simule a venda.
Geopolítica entra no radar dos investidores
Além dos dados econômicos, analistas passaram a avaliar os impactos da captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos no último sábado. A leitura predominante é de que o episódio pode ter efeito deflacionário sobre a economia global, ao abrir espaço para aumento da oferta de petróleo no médio prazo.
Apesar da alta superior a 1,5% nas cotações do petróleo na sessão, a expectativa é de que a commodity perca valor com o avanço da produção venezuelana, após a retirada de embargos e o retorno de investimentos de empresas americanas. O cenário foi apresentado por Luciano Costa, economista-chefe da Monte Bravo, no Broadcast.
Apesar do movimento de alívio observado durante a tarde, analistas avaliam que novos picos de aversão ao risco podem ocorrer caso haja escalada das tensões geopolíticas. Autoridades venezuelanas condenaram a ação americana, mas sinalizaram disposição para diálogo com os Estados Unidos.
Declarações recentes do presidente americano, Donald Trump, também elevaram a atenção do mercado ao mencionar possíveis ações em países vizinhos, como a Colômbia.
Dólar cai no exterior
No exterior, o índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de seis moedas fortes, operou em leve queda no fim da tarde, próximo de 98,26 pontos, após ter atingido máxima de 98,86 pontos pela manhã.
Confira o gráfico DXY (em tempo real):
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
As atenções dos investidores agora se voltam para os dados de emprego dos Estados Unidos referentes a dezembro. O relatório ADP será divulgado na quarta-feira (7) e o payroll, na sexta-feira (9).




