O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta terça-feira (13) em queda de 0,72%, aos 161.973,05 pontos. O desempenho negativo do setor financeiro neutralizou o efeito da alta das ações da Petrobras e da Vale.
As perdas entre os bancos variaram de 0,81% no Itaú (PN), que fechou na mínima do dia, a 3,06% no Banco do Brasil (ON).
Além disso, analistas afirmam que o ambiente externo continua influenciando o desempenho da Bolsa brasileira, em um momento de agenda doméstica mais esvaziada no início do ano.
- Se você quer investir com autonomia, segurança e profundidade, a Trilha da Virada Financeira 2026 é o caminho. Clique aqui e descubra!
As tensões geopolíticas no Oriente Médio ganharam destaque, especialmente no Irã. O cenário contribuiu para a alta do petróleo em Londres e Nova York, com ganhos superiores a 2% nesta terça-feira.
Na semana, em dois pregões, a Bolsa acumula queda de 0,86%. No mês e no ano, o avanço ficou limitado a 0,53%.
Destaques do Ibovespa
As ações de commodities se destacaram e limitaram as perdas do Ibovespa durante esta terça-feira. A Vale, ação de maior peso no índice, subiu 0,82%, refletindo o movimento das commodities metálicas no mercado internacional.
Entre as maiores altas do dia destacaram-se Petrobras (ON + 3,41% e PN +2,57%), Gerdau (+1,93%) e Metalúrgica Gerdau (+1,83%). Já entre as quedas, ficaram Hapvida (-8,39%), Yduqs (-4,75%) e Vivara (-4,59%).
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.







