As bolsas dos Estados Unidos fecharam esta segunda-feira (26) em alta. O movimento acontece antes da divulgação de balanços empresariais, especialmente de grandes empresas de tecnologia, e da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed), na chamada “super quarta”.
Outro fator monitorado foi o cenário político em Washington, diante do risco de um novo shutdown, que ocorre quando o Congresso não aprova o orçamento e parte do governo tem suas atividades paralisadas.
- Se você quer investir com autonomia, segurança e profundidade, a Trilha da Virada Financeira 2026 é o caminho. Clique aqui e descubra!
Confira o desempenho dos índices de Wall Street:
- Dow Jones subiu 0,64% (49.412,40 pontos);
- S&P 500 avançou 0,50% (6.950,24 pontos);
- Nasdaq teve alta de 0,43% (23.601,36 pontos).
Chips de IA influenciam ações do setor
As ações da Nvidia recuaram 0,64% após a empresa anunciar um investimento de US$ 2 bilhões na CoreWeave, que avançou 5,73%. A parceria prevê a construção de mais de 5 gigawatts de infraestrutura voltada à inteligência artificial até 2030.
No mesmo dia, a Microsoft subiu 0,93% após anunciar o lançamento de um chip próprio para inteligência artificial. A iniciativa pode reduzir a dependência da empresa em relação à Nvidia e intensifica a concorrência com soluções da Alphabet e da Amazon.
Já a Intel caiu 5,72%, ampliando as perdas registradas desde a divulgação de resultados que ficaram abaixo das expectativas do mercado na semana anterior.
Outras movimentações no mercado de ações
A USA Rare Earth avançou 7,87% após confirmar a assinatura de uma carta de intenções com o Departamento de Comércio dos EUA. O acordo pode garantir acesso a até US$ 1,6 bilhão em recursos federais para acelerar a cadeia doméstica de produção de terras raras pesadas, insumos estratégicos para tecnologia e defesa.
No setor de saúde, a Sarepta Therapeutics subiu 7,71% após divulgar resultados de um estudo envolvendo o tratamento Elevidy para distrofia muscular.
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
As ações de companhias aéreas, como United Airlines e American Airlines, oscilaram ao longo do pregão e fecharam próximas da estabilidade. O setor foi impactado pelo cancelamento de voos devido a uma forte tempestade de inverno nos Estados Unidos.
Segundo estimativa do Bank of America, os efeitos do clima extremo podem gerar impacto de até 1,5 ponto porcentual no Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA.
Agenda de balanços
Cinco das chamadas “Sete Magníficas” devem divulgar resultados nesta semana: Microsoft, Meta, Amazon, Apple e Tesla. A temporada de balanços também inclui companhias como:
- IBM;
- Mastercard;
- Visa;
- American Express;
- Chevron;
- ExxonMobil.

