O índice Sentix sobre a confiança do investidor na zona do euro subiu para 16,1 pontos em fevereiro, depois dos 14,9 pontos observados em janeiro. A pesquisa foi conduzida entre os dias 3 a 3 de fevereiro e foram ouvidos 1.205 investidores.
O estudo mostrou que a medida das atuais condições econômicas subiu de 14,9 pontos em janeiro para 16,6 pontos em fevereiro. Já a medida das expectativas subiu de 13,5 pontos para 14 pontos.
De acordo com a pesquisa, a situação econômica na zona do euro é estável em fevereiro de 2022. A situação e as expectativas dos mais de 1.200 investidores consultados pela Sentix sinalizam uma ligeira melhoria. “Nossa suposição é a de que estamos em uma ‘desaceleração no meio do ciclo’, ou seja, uma moderação do crescimento em meio a um ciclo econômico, que há meses expressamos aqui, permanece Inalterado”, afirma Manfred Hübner, diretor da Sentix.
Ainda segundo o relatório, esta fase de moderação ainda não está concluída. Faltam novos motores de crescimento sustentáveis. Acima de tudo, há uma falta de ímpeto da economia internacional. Na Ásia e no Japão, a economia também segue em um curso de crescimento moderado, mas os valores esperados estão diminuindo ligeiramente. O mesmo vale para os EUA, onde as expectativas estão caindo um pouco mais acentuadamente.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels