As ações das principais empresas ligadas à energia renovável na Bolsa subiram nesta quarta-feira (26), após o governo federal editar na noite de ontem o decreto 10.946/2022, que dispõe sobre a geração de energia eólica em alto mar e em rios.
O decreto, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABBEólica), é um “avanço crucial”, já que o Brasil tem condições climáticas favoráveis para empreendimentos assim, objetivando aproveitar as áreas que possuem vento mais constante.
- Sua estratégia de investimentos foi feita para este momento do mercado? Fale com um especialista da Wise Investimentos para ter uma segunda opinião.
Os investidores aparentemente concordam com a ABBEólica, já que as ações de empresas que podem embarcar neste investimento estão em alta, como a AES e a Eletrobras. Confira:
CPFL Energia (CPLE) +0,5%
Eneva (ENEV3) +2,4%
AES Brasil (AESB3) +0,6%
Eletrobras (ELET3) +3,38%
Às 17h
Entretanto, mesmo com a alta considerável, apenas a Eletrobras e a CPFL estão operando acima do Ibovespa.
O Decreto também deve tornar o processo menos burocrático, com a possibilidade de o Ministério de Minas e Energia delegar a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a competência para firmar os contratos com as empresas de uso, e a eventual formalização desses.
Imagem: piqsels.com