Para o investidor brasileiro, o destaque do início de 2022 têm sido as ações diretamente ligadas às commodities que já acumulam crescimento de dois dígitos. Em janeiro as ações Vale ON, Petrobras PN, e Petrobras ON valorizaram, respectivamente 13,15%, 10,69% e 11,56%.
O mercado internacional do petróleo, nos últimos dias, está agitado. A commodity continua sua trajetória de aumento nos preços e ultrapassa os patamares dos últimos sete anos. A explosão entre o principal oleoduto entre o Iraque e à Turquia, a tensão geopolítica envolvendo a Ucrânia e a previsão, da AIE (Agência Internacional de Energia), de aumento na demanda global por petróleo são motivos para a alta dos preços do barril.
A cotação Brent, referência para os mercados europeu e asiático, para março subiu 1,06% alcançado o valor de US$ 88,44 por barril. A cotação WTI, parâmetro para o óleo produzido nos Estados Unidos, tem projeção de avanço em 1,14% com valor final de US$ 85,80 por barril.
O minério de ferro também tem impulsionado o Ibovespa. As mineradoras e siderúrgias apresentam valoraziação de suas ações como a CSN Mineração ON que aumentou 1,39%, a Usiminas PNA que subiu 1,27%, a CSN ON com aumento de 2,64%, a Gerdau PN que valorizou, 1,54% e Gerdau Metalúrgica PN com aumento de 2,45%.
*Imagem: Piqsels.com









