Mais um escritório de agentes autônomos de investimentos deixou a XP para migrar para o BTG Pactual. A Mayor Investimentos, assessoria com cerca de R$ 200 milhões sob custódia com sede em Governador Valadares (MG), anunciou, nesta terça-feira (19/10), uma fusão com a Wise Investimentos, rede de escritórios de AAI contratada pelo BTG.
- Qual é o investimento certo para você? Fale com um especialista do Monitor Investimentos e descubra.
A Wise conta com mais de 40 filiais, sendo a maior rede do Brasil, e trocou a bandeira da XP pela do BTG em maio deste ano, com a ideia de se tornar uma corretora independente, tendo o banco de André Esteves como sócio.
Com mais de 10 anos, a assessoria tinha cerca de R$ 3 bilhões sob custódia e 150 assessores quando vinculou-se ao BTG.
O que é um AAI?
O papel dos assessores, ou AAIs (Agentes Autônomos de Investimentos), é apresentar oportunidades e estratégias de investimento de acordo com seu estilo de vida e sua estrutura financeira. São os profissionais responsáveis por tirar dúvidas e apontar riscos envolvendo os diversos produtos do mercado financeiro.
Troca de bandeira
A briga por agentes autônomos tem movimentado o mercado. No ano passado, o BTG ganhou um round importante, quando um escritório que era da XP e mudou de bandeira foi absolvido da acusação de praticar concorrência desleal, sendo obrigado apenas a pagar uma multa contratual.
No caso que deu vitória ao BTG, a XP Inc. foi à Justiça contra o escritório Delfos Investimentos, que trocou de bandeira, acusando-o de concorrência desleal, de violar o contrato de exclusividade e de quebrar o sigilo de clientes que eram da XP, entregando seus dados ao BTG.
Imagem: Piqsels.com