A gestão do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), na pandemia do coronavírus é avaliada como ruim ou péssima pela maioria da população brasileira.
De acordo com a pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta terça-feira (11), 58% dos entrevistados reprovam a gestão Bolsonaro, enquanto 22% a consideram otíma ou boa e 17%, regular.

Em contra-partida, a CPI da Pandemia, que investiga justamente a atual gestão no combate ao vírus, foi aprovada por 67%, contra 17% que desaprovam.
A pesquisa aponta que os governadores têm uma avaliação melhor do que a do presidente: 35% dos entrevistados afirmaram que a ação dos governadores é ótima ou boa; 35% regular e 28%, ruim ou péssima. A atuação dos prefeitos é vista de forma ainda mais positiva: 42% a consideram ótima ou boa e 21%, ruim ou péssima.
A política econômica de Bolsonaro também teve uma alta reprovação dos entrevistados pela pesquisa e 63% deles afirmaram que ela está indo para o caminho errado, contra 26% que afirmam estar indo para o caminho certo.

A pesquisa ainda mostra que um terço dos entrevistados acham que suas dívidas aumentem nos próximos meses e 43% têm perspectiva pequena ou muito pequena de que manterão o emprego.

O combate à corrupção no atual governo, que foi uma das principais bandeiras da campanha de Bolsonaro em 2018, também perdeu força na percepção dos entrevistados. De acordo com a pesquisa, 43% acreditam que a corrupção irá aumentar ou aumentar muito nos próximos seis meses e apenas 16% acreditam que irá diminuir.
*Imagem em destaque: Fotos Públicos/Alan Santos/PR









