O fundo de pensão dos professores de Ontario, no Canadá (Ontario Teachers) anunciou, nesta segunda-feira (10), que fechou um acordo com a gestora americana TPG Capital (antiga antigo Texas Pacific Group) para comprar a transmissora de energia brasileira Evoltz, que detém mais de 3.500 km de linhas de transmissão em 10 estados canadenses.
Caso o negócio seja aprovado pelo Cade (órgão antitruste), será a primeira incursão do fundo de pensão canadense Ontario Teachers no setor de energia no país. O valor da negociação não foi divulgado.
“A Evoltz tem um portfólio altamente atraente de concessões de transmissão. Nossa estratégia é focada na alocação de capital significativo em ativos de infraestrutura essenciais e de alta qualidade, com riscos mais baixos e fluxo de caixa estável e vinculado à inflação”, diz em nota o diretor-executivo sênior de Infraestrutura do Ontario Teachers.
Segundo ele, o setor de transmissão de eletricidade é atraente “devido à sua importância na transição para uma economia de baixo carbono”.
A transação tem previsão de ser concluída entre julho e setembro deste ano, e ainda depende de aprovações regulatórias, como da Aneel e do Cade.
A Evoltz foi criada em 2018 pela TPG a partir da aquisição, pela gestora de private equity americana, da participação da espanhola Abengoa em sete linhas de transmissão no Brasil.
*Imagem em destaque: Piqsels.com









