O Carrefour foi condenado a pagar R$ 6 mil reais à uma ex-funcionária, que trabalhava como confeiteira, por más condições de trabalho como situações graves de segurança, higiene e saúde mental no ambiente em uma de suas lojas. Ainda cabe recurso da decisão.
A juíza do Trabalho Luciana Bezerra de Oliveira, de São Paulo, afirmou que morcegos, baratas e outros insetos foram constatados no local. Além da falta de equipamento de proteção (EPIs) para todos.
Segundo a magistrada, todas as denúncias foram comprovadas por provas testemunhais e periciais. “Surpreende o Juízo, no mau sentido, que uma empresa do porte da reclamada, com unidades em vários países, possa cometer tantas irregularidades em matéria de higiene alimentar com os seus clientes”, afirmou a juíza.
Entre as denúncias feitas, os funcionários relataram que eram obrigados a vender produtos vencidos e que as pessoas que reclamassem eram chamadas para uma conversa em um local privado, que ficou conhecido pelos funcionários como “quartinho da humilhação”.
A juíza determinou que sejam expedidos ofícios para a Secretaria de Relações do Trabalho, a Vigilância Sanitária e o Ministério Público do Trabalho, com cópia da sentença, das fotografias encartadas com a inicial e da ata de audiência para as providências necessárias.
*Imagem em destaque: Wikimedia Commons









