A BYMA recebeu autorização da Comisión Nacional de Valores (CNV) para iniciar as negociações no mercado de derivativos da Argentina utilizando a plataforma PUMA Trading System da B3. Assim, fica consolidado o acordo de serviços com a B3, anunciado em abril deste ano, inédito na América Latina por seu potencial de desenvolvimento conjunto a partir da cooperação. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também aprovou a operação.
A partir de amanhã (27), a BYMA ingressa no mercado de derivativos habilitando a negociação de Contratos Futuros do Índice Merval – vencimento setembro – nos termos e condições aprovadas pelos reguladores de ambos os países. Assim, a BYMA, bolsa líder no mercado à vista de ações na Argentina, inicia sua oferta de produtos no mercado local de derivativos oferecendo aos investidores um sistema de negociação já consagrado em termos de segurança e eficiência operacional.
“Proporcionar à BYMA a solução de hospedagem de seu novo segmento de derivativos no PUMA Trading System, inaugurado com a oferta de contratos futuros de Índice Merval, reafirma a capacidade da B3 em prover soluções inovadoras, criativas e de classe mundial. A materialização do acordo de serviços entre B3 e BYMA demonstra todo o potencial da cooperação entre infraestruturas de mercado financeiro como uma poderosa ferramenta de crescimento e geração de oportunidades e de valor, para as companhias, seus acionistas, participantes e clientes. Hoje se inicia uma nova etapa para o mercado de capitais latino-americano”, acredita Roberto Belchior, diretor de Desenvolvimento de Mercados para a América Latina da B3 e diretor da BYMA.
Para o presidente da BYMA, Ernesto Allaria, “o mercado de derivativos local possui um grande potencial. Por meio do trabalho em conjunto com a B3, buscamos fazer crescer, com transparência, o volume e a profundidade do mercado. Esperamos consolidar um hub financeiro e fomentar o desenvolvimento da região”. E completa: “A oportunidade para o mercado local está relacionada ao apoio que receberemos da B3, bastante experiente na negociação de contratos futuros”.
Com informações da assessoria de imprensa da Bovespa








