Nesta terça-feira (20), chegou ao Brasil o serviço Meta Verified, selo que confirma a veracidade de uma conta no Instagram ou Facebook. O recurso, que antigamente era utilizado especialmente por grandes portais de notícias ou celebridades (assim os distinguindo de perfis falsos) agora pode ser comprado mensalmente por R$ 55 por qualquer usuário das redes sociais.
A opção de compra está disponível, até agora, apenas para dispositivos móveis, como iOS (iPhone) ou Android. Dentre as vantagens oferecidas, a Meta anunciou que a assinatura incluirá um selo de verificação (mostrando que o perfil se trata de uma pessoa real), proteção contra perfis fakes, suporte técnico humano e recursos exclusivos de compartilhamento de conteúdo.
A iniciativa é semelhante ao Twitter Blue, que levantou polêmicas durante seu anúncio, em novembro de 2022 e em seu lançamento no Brasil, em fevereiro de 2023. A disponibilidade do recurso pago é uma iniciativa das big techs com o objetivo de impulsionar a lucratividade, aproveitando a demanda e a crescente busca por autenticidade nas redes sociais.
Inicialmente, os selos de verificação eram utilizados para dar a certeza aos usuários de que um perfil era verdadeiro, assim evitando falsidade ideológica ou que algum fake se passasse por um grande portal de notícias ou jornalista. O verificado no perfil permitia que outros usuários se sentissem confiantes em consumir informação dali, sabendo que se tratava de uma fonte confiável.
Agora, com o recurso disponível para compra de qualquer usuário, os selos de verificado nas redes sociais perdem sentido e abrem brecha para criação de perfis falsos e desinformativos.
Imagem: Freepik