A penúltima sexta-feira (19) trouxe uma série de mudanças nos editais do Concurso Público Nacional Unificado. O governo federal divulgou no Diário Oficial da União alterações que vão desde a formação exigida para determinados cargos até informações mais detalhadas sobre remunerações e a inserção de tabelas de titulação.
O que mudou nos editais?

Algumas das mudanças mais significativas referem-se à inclusão de formação em Engenharia Geológica ou Geologia para o cargo de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatística. Além disso, houve atualizações nas tabelas de atribuição de pontos pela avaliação de títulos e nos quadros de recompensa por titulação para vários cargos.
Os candidatos que se preparam para os concursos devem ficar atentos, pois as alterações foram aplicadas em órgãos federais específicos como a Advocacia-Geral da União (AGU), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Outras retificações
A sexta-feira (19) não foi o único dia de alterações nos editais. Outra modificação relevante ocorreu nas vagas de auditor-fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Anteriormente, era exigido que os candidatos fossem “especialistas em auditoria e fiscalização”. Contudo, a atualização permitiu a inscrição de candidatos de qualquer formação.
Já no edital nº 5 da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), houve uma alteração na exigência do cargo de técnico de assuntos educacionais. Anteriormente aceitava-se candidatos com formação em qualquer área, mas agora é requerido diploma em Pedagogia.
Em resposta a estas e outras alterações, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) afirmou que as retificações são apenas “formais” e assegurou que elas não trazem prejuízos para os candidatos.