View recente, um golpe tem chamado a atenção de clientes do Nubank, quarto maior banco do Brasil em operações, segundo o Banco Central. O golpe é ao longo de ligações telefônicas ou mensagens sms, onde criminosos se passam por funcionários do banco digital para enganar inocentes e ‘furtar’ dinheiro de suas contas. Eles utilizam técnicas de engenharia social para solicitar dados confidenciais como senhas, códigos de acesso e dados pessoais, alegando a necessidade de atualizações cadastrais ou resolução de problemas de segurança.
Como os golpistas agem?

O método adotado pelos criminosos é inteligente e convincente – eles começam ao alerta de uma “compra suspeita”, que para ser cancelada, é necessário entrar em contato com a central. Após a ligação, possuem com eles o “script perfeito” onde confirmam a clonagem do cartão e necessitam de um código, que é enviado via cofre de WhatsApp, para o “cancelamento”. No entanto, na verdade, a vítima está efetuando um Pix direto para conta dos criminosos.
O Nubank se pronuncia
O banco emitiu um comunicado, alertando para este tipo de golpe. Reiterou que não solicita informações pessoais e sigilosas através de telefone ou mensagem. Além disso, a instituição financeira notificou que está cooperando com as autoridades, para coibir esse tipo de prática fraudulenta, reforçando suas medidas de segurança e garantindo a proteção de seus clientes.
Novas medidas para combater o golpe
Como parte de sua estratégia de enfrentamento a esse tipo de situação, o Nubank desenvolveu funções específicas em seu aplicativo. Para usuários do sistema Android, uma dessas funções permite a identificação de chamadas de números conhecidos por serem fraudulentos. Esta função é uma entre diversas adotadas ao longo do tempo que visam a proteção do usuário, especialmente em situações de risco, como o furto ou o roubo de celular.
O que fazer se cair no golpe?
Quem já caiu no golpe deve informar imediatamente ao banco para que sejam tomadas medidas para bloquear o acesso não autorizado e iniciar os procedimentos para recuperação de eventuais prejuízos. Entrar em contato com as autoridades policiais para que sejam tomadas as medidas legais também é aconselhável. A prevenção, claro, é o melhor caminho: evitar repassar informações pelo telefone ou mensagens eletrônicos não solicitadas é fundamental.
Modelo de golpes de outros bancos
A mesma prática de golpe tem sido adotada em nome de outros bancos. Os criminosos se utilizam dessa abordagem para convencer clientes a realizarem uma transferência, alegando que estão com sua conta fraudada por um colaborador do próprio banco. Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, esclarece que os bancos jamais pedem dados como senhas e outros dados pessoais. O cliente sempre deve contatar apenas os canais oficiais de seu banco.









