Um novo uso da inteligência artificial promete ajudar investidores a enxergar os números por trás das grandes empresas. Chamada de ‘FinChat‘, a tecnologia facilita o acesso de informações sobre mais de 750 companhias, por uma espécie de bate-papo (chatbot), semelhante ao ChatGPT.
Clique aqui para assinar a Newsletter gratuita sobre Inteligência Artificial no Mercado Financeiro.
A ferramenta, abastecida com a API (Interface de Programação de Aplicativos) da OpenAI, criadora do ChatGPT, consegue informações sobre balanço de lucros, investimentos sugere empresas para se investir. Além disso, a IA responde perguntas voltadas ao mercado financeiro americano.
Ao questionar algo ao FinChat, a IA retorna com respostas, fontes e gráficos para sustento da sua fala. O recurso é gratuito para 10 solicitações por dia, mas o usuário pode assinar o FinChat Plus (custando US$ 20 mensais) para conseguir até 50 solicitações diárias.
O Monitor fez algumas perguntas ao FinChat com para testar o aplicativo. Apesar da vasta quantidade de dados apresentados, as respostas ainda são pouco assertivas.
Ao ser questionado sobre qual foi o benefício do uso de inteligências artificiais para as empresas, a devolutiva foi: “Com base nos dados financeiros fornecidos, o uso da inteligência artificial (IA) pode ser positivo para as empresas de várias maneiras. Por exemplo, a Upstart Holdings, Inc. (UPST) acredita que seus modelos de IA podem oferecer benefícios aos programas de empréstimo bancário, especialmente durante períodos de recessão econômica. A empresa espera continuar investindo significativamente no desenvolvimento de seus modelos de IA e funcionalidades da plataforma. A Alphabet Inc. (GOOG) também destacou as incríveis oportunidades em andamento com a IA e o impacto transformador que ela terá nos negócios.”
Questionado sobre ações que poderiam se beneficiar de uma potencial queda dos juros no Brasil, a plataforma sugeriu que a busca fosse por ETFs que investem em ações no país e pudessem ganhar com a queda da Selic. Na lista fornecida, papéis da Oi (telecom em sua segunda recuperação judicial) apareceram em quarto lugar.
Por ser uma inteligência artificial generativa, a ferramenta é constantemente alimentada por aprendizado de máquina. Isso significa que o FinChat ainda será aprimorado conforme investidores usarem o serviço.
Até o momento, a tecnologia só responde a perguntas feitas em inglês e não há informações se a plataforma pretende incluir outros idiomas.
Clique aqui para assinar a Newsletter gratuita sobre Inteligência Artificial no Mercado Financeiro.
Imagem: Freepik